Trabalhadores do Serpro no RJ fazem ato contra desmonte da empresa

A diretoria do Sindpd-RJ realizou hoje, 18/12, ato contra o desmonte do Serpro e pela preservação dos postos de trabalho. A mobilização aconteceu nos prédios do Andaraí, Ministério da Fazenda e Horto.

O período natalino, com diversas confraternizações acontecendo, fez com que houvesse pouca adesão dos trabalhadores e trabalhadoras, mas os que compareceram demonstraram sua preocupação e disposição para a luta contra quaisquer medidas que enfraqueçam o Serpro e causem perda de empregos/postos de trabalho.

O presidente do Serpro garantiu também, em reunião com a Fenadados e sindicatos estaduais, que as três empresas (Serpro, Telebras e Dataprev) estão negociando uma parceria para otimizar seus produtos e serviços. “Devemos já na primeira semana de janeiro fazer uma reunião técnica para discutir contratações cruzadas – coisas que podemos usar uns dos outros”, contou Mazoni.

No dia 12/1, ocorrerá reunião de planejamento entre a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) e as três empresas para tratar das chamadas “otimizações” pelas quais querem que o Serpro passe.

Os trabalhadores – e suas representações – estão apreensivos, porque até agora não há garantias. O que há é uma necessidade urgente de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro para barrar qualquer projeto que prejudique a categoria, a empresa e a sociedade brasileira, que depende dos bons serviços da empresa.

A diretoria do Sindicato deixou claro para a categoria que as insistentes declarações do presidente do Serpro, garantindo que não haverá fusão com a Dataprev e a Telebras ou perda de empregos, não é garantia de nada, até porque Mazoni diz claramente que não demitirá “enquanto ele for presidente da estatal”. E se deixar de ser? E se o governo mandar demitir?

Ato_politico_Serpro_18_12_15