#TireAsMãosDaNossaGEAP – Entidades sindicais realizam dia 30 ato em defesa da GEAP

Nesta quinta-feira (23), diretores da Fenadados, CNTSS, Condsef, CUT e  Unaslaf, entidades representantes dos assistidos pela Geap Autogestão em Saúde, se reuniram no escritório da CUT Nacional na capital federal. A secretária das Mulheres Trabalhadoras, Socorro Lago, representou a federação.

O objetivo do encontro foi discutir ações em defesa do plano de autogestão, que tem sofrido ataques do governo interino de Michel Temer. O governo golpista tem atuado na contramão do processo de recuperação e saneamento da entidade que vinha sendo desenvolvido pelos trabalhadores desde o início deste ano.

A união e a mobilização serão a principal arma dos beneficiários em defesa da Geap. Na reunião, o grupo aprovou a realização do ato #TireAsMãosDaNossaGEAP no próximo dia 30/6, às 10h. A concentração será no Ministério do Planejamento, em Brasília.

“A GEAP é do servidor público, seu maior financiador. Para se ter uma ideia, quase 80% dos recursos financeiros do plano de saúde correspondem às mensalidades descontadas do contracheque do servidor. Então, estamos unindo forças para lutar contra os retrocessos que este governo golpista quer impor aos beneficiários da entidade, revertendo avanços importantes como a medida que garantiu que o Conselho Administrativo da operadora pudesse ser presidido por um trabalhador. Esta mudança equilibrou a correlação de forças entre os representantes dos servidores e do governo no Conselho, fortalecendo o compromisso social da GEAP na condução de seus planos de saúde”, destaca Socorro Lago.

As entidades sindicais também construíram o texto de um panfleto a fim de denunciar as tentativas do governo interino de desmontar a Geap. O documento será distribuído entre os servidores públicos no dia do ato, mas já está disponível para download. Baixe aqui.

Ataques contra a Geap

Por meio da Procuradoria Regional da União da 1ª Região, o governo interino de Michel Temer ingressou no dia 10/6, no TRF – Tribunal Regional Federal 1ª Região, com ação anulatória que atingiu duramente o processo de recuperação econômica proposto para sanear e preservar o patrimônio dos trabalhadores. O pedido foi acatado, em 14/06, pela Juíza Federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, da 3ª Vara do TRF, que determinou “a imediata suspensão das alterações dos Estatutos da GEAP, restabelecendo o Estatuto vigente antes da realização da 17ª Reunião Ordinária; a posse imediata e incondicional (…) dos membros indicados pela Patrocinadora União Federal; e, por fim, pugna, ainda, a suspensão cautelar da Resolução/GEAP/CONAD nº 0219 que determinou a redução do reajuste de 37,55% para 20% nos planos de saúde operados pela GEAP”.

“Estas medidas prejudicam diretamente cerca de 600 mil beneficiários, que não tem condições financeiras para arcar com os aumentos abusivos propostos. Então, a nossa luta é para manter a Geap autonôma e transparente e norteada pela responsabilidade social, garantindo que estes servidores continuem tendo acesso à serviços de saúde dignos”, conclui a secretária das Mulheres Trabalhadoras da Fenadados.

Com informações da CNTSS.

Fonte: Fenadados