Datamec, uma história de pioneirismo e sucesso

A Datamec foi fundada no dia 12 de novembro de 1959 por um grupo de profissionais da loja Bemoreira Ducal, que pretendiam padronizar o registro de informações dos clientes das lojas com o uso da máquina de mecanografia. Em 1960 o projeto evoluiu para a criação da empresa Datamec S.A. Organização e Serviços Mecanizados, que implantou, para a Ducal, em 1962, o primeiro sistema de crediário do País, desenvolvido em computador de primeira geração. Este sistema foi largamente aceito pelo mercado e a empresa conquistou inúmeros clientes.

Este pioneirismo foi construído na fase romântica do Processamento de Dados, época dos cartões perfurados, das máquinas convencionais tipo Perfuradora IBM 026, Classificadora IBM 083, Reprodutora IBM 519, Interpretadora IBM 557, Intercaladora IBM 088 e Tabuladora IBM 402 e 407.

Em 1963 a Datamec contratou seu primeiro IBM 1401, um dos primeiros grandes computadores. Segundo o site do Museu Virtual da Informática, o IBM 1401 foi construído nos USA e era totalmente transistorizado, com capacidade de memória base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 microsegundos. A memória era construída com toros de ferrite (óxido de ferro). Deve notar-se que o byte-IBM tinha apenas 6 bit (BCD Binary Coded Decimal).

No início da década de 70, a Datamec aceitou o convite da Caixa Econômica Federal para elaborar o projeto da Loteria Esportiva, na época o primeiro grande projeto
nacional, envolvendo informação e apuração integrados, apoiados em sistema organizacional de controle, transporte e reposição de estoques em mil municípios, com 80 milhões de cartões semanais.

Em 1975 a empresa criou e implantou o Sistema SIMUT, para controle e gerenciamento do Sistema Financeiro da habitação, implantado para a Caixa Econômica Federal em 1982. De 1976 a 1978 processou a apuração das eleições nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em fevereiro de 1978, em função de problemas administrativos e de gestão, mas com enorme sucesso na iniciativa das loterias, a Datamec passa a ser controlada indiretamente pela União e vinculada à Caixa Econômica Federal.

De 1978 a 1999 a Datamec tem história de sucesso tecnológico misturada com gestões polêmicas, com presidentes escolhidos segundo critérios político-partidários. O resultado dessas administrações contaminadas foi o sucateamento da empresa e sua privatização.

Sem concorrentes e com ágio simbólico, a companhia norte-americana Unisys comprou, a Datamec de “porteira fechada” (com todos os contratos que a estatal tinha em vigor), no dia 23 de junho de 1999, em leilão de privatização realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ). A multinacional ofereceu R$ 83,65 milhões pela Datamec, preço 0,002% acima do valor mínimo, de R$ 83.648.990,00. O negócio foi excelente para os compradores, pois de lá até 2015, o lucro líquido da empresa chega a R$796.714.000,00.

Privatizada, a Datamec manteve contratos importantes com o governo Federal, com destaque para a Caixa Econômica Federal e para o Ministério do Trabalho e Emprego, para o qual desenvolveu e processou o Seguro Desemprego.

Após 57 anos de atividades, a Datamec deixa de existir em 31 de julho de 2016 e é incorporada pela Unisys em 1º de agosto de 2016, com a criação da Unisys do Brasil Ltda, que passa a administrar os contratos e o corpo funcional da empresa.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Unisys do Brasil continuam sendo representados pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados e Internet (Fenadados) e pelos sindicatos de TI, entre eles o Sindpd-RJ.

A diretoria do Sindpd-RJ dá as boas vindas aos novos integrantes da nossa base sindical, salientando que a hora é de unir forças para que sejam mantidos os atuais postos de trabalho e ampliados os contratos, para que mais e mais trabalhadores e trabalhadoras de TI tenham oportunidade de exercer esta atividade fundamental para a sociedade contemporânea, sempre lembrando, no entanto, que a história desta empresa não começa agora, pois suas raízes se encontram no século XX, quando pioneiros anteviram que a Informática era a grande solução para modernizar sistemas e relações comerciais e sociais.