Serpro propõe redução da jornada com redução de salários

Foi realizada hoje (27/09), em Brasília, mesa de negociação sobre a redução da jornada de trabalho. A empresa apresentou proposta que não atende à reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro, pois prevê redução de salários e benefícios e exclui parcela considerável do corpo funcional.

A proposta da representação dos trabalhadores é a redução da jornada sem redução salarial e/ou de benefícios para todos os trabalhadores e trabalhadoras, sem discriminação por plano de cargos e salários ou qualquer outra condição.

As representações dos trabalhadores receberam a proposta da empresa, levarão às assembleias e, de antemão, registraram, em ata, seu posicionamento na mesa:

1. É reivindicação dos trabalhadores, e de conhecimento da empresa, que a redução da jornada não deve acarretar redução salarial e/ou de benefícios. A proposta registrada pelo SERPRO apresenta-se muito distante do pleito dos trabalhadores. Salientamos que a redução proporcional de salário não atende aos objetivos pretendidos e impacta fortemente no poder aquisitivo dos trabalhadores.
  2. A redução da jornada deve ser um direito para todos os trabalhadores, sem discriminação por plano de cargos e salários ou qualquer outra condição;
  3.  O direito a redução da jornada deve ser garantido ao trabalhador que a solicitar. As exceções, caso ocorram, devem ser analisadas pontualmente;
  4. Apenas o trabalhador poderá optar pelo retorno a sua jornada de origem;
  5. Os quinze minutos de descanso, previstos em Lei, devem ser garantidos dentro da jornada de 6h; e
  6. Deve haver garantia de flexibilidade na jornada de 6h, a ser construída na negociação.

Uma nova rodada de negociação ficou agendada para o dia 13 de outubro, às 10 horas, em Brasília/DF.