Fenadados e Fenainfo negociam convenções coletivas de AP, MA, PA e PI

A Coordenação Nacional das Particulares, da Fenadados, se reuniu com a Fenainfo – Federação Nacional das Empresas de Informática nos dias 28 e 29/9, na sede do SINDPD-MA, em São Luís (MA). A reunião teve o objetivo de discutir a negociação de convenções coletivas em estados onde não há representação patronal (AP, MA, PA e PI). No dia 28, o foco foi a convenção do Amapá; e no dia 29, discutiu-se o acordo do Maranhão.

Esta foi a primeira mesa que tratou sobre a convenção do Maranhão, que servirá de modelo para o acordo do Piauí. “A ideia é que onde não haja representação de sindicatos patronais, a Fenadados, com o apoio da Coordenação das Particulares e dos sindicatos desses estados, negocie convenções coletivas com a Fenainfo”, explica Ademir Diniz, diretor das Particulares.

Para o AP, a Fenainfo fez duas propostas de reajuste salarial: aumento de 8,3% nas cláusulas econômicas e o retroativo parcelado em quatro parcelas mensais iguais; ou aumento de 8% a ser pago em parcela única. A coordenação e a representação do SINDPD-AP receberam as proposições e as levarão para os/as trabalhadores/as votarem em assembleia. “Ficou acertado que voltaremos a nos reunir em novembro para dar continuidade à negociação destas pautas, provavelmente nos dias 10 e 11, em Brasília”, diz o diretor Marsólio Lima.

Em relação à convenção do MA, foi acertado que, entre outras coisas, o acordo terá vigência de dois anos, os/as trabalhadores/as poderão escolher entre o tíquete alimentação ou refeição e que a empresa será responsável por 60% do valor do plano de saúde. Além disso, será mantida a tabela de cargos da CCT 2014/2016 e os/as empregados/as poderão dividir suas férias em duas partes, não podendo ser inferior a 10 dias.

Também falou-se sobre a construção conjunta (Fenadados e Fenainfo) de um acordo de autorregulação do setor de Tecnologia da Informação; e a realização de um estudo para embasar uma convenção nacional de trabalho.

Fonte: Fenadados