Particulares – Trabalhadores decidem manter processo negocial

Os trabalhadores e trabalhadoras em empresas privadas de TI decidiram ontem (25/10), durante assembleia realizada na sede do Sindicato, manter a reivindicação de reposição salarial e dos benefícios pelo índice do ICV-Dieese integral (8,57%), de imediato e sem parcelamento; e 2% de ganho real para pagamento em março de 2017.

A assembleia foi longa e participativa, com várias propostas colocadas em votação, inclusive a possibilidade de ajuizar ação de Dissídio Coletivo, caso em que ficaria a cargo da Justiça do Trabalho a intermediação das negociações e, persistindo o impasse, dar sentença final determinando o índice de reajuste salarial. Como o julgamento de Dissídio Coletivo só é permitido quando ambas as partes envolvidas concordarem em levar o caso à Justiça, os trabalhadores e trabalhadoras resolveram manter o processo negocial, embora a possibilidade de enveredar por esse caminho esteja aberta, caso não haja progresso na próxima mesa de negociação.

A categoria deixou claro que não abre mão da reposição integral dos salários pelo índice do ICV-Dieese, e promete se mobilizar para mostrar aos patrões que não vão se acovardar diante das pressões para que aceitem achatamento dos salários e benefícios.