Serpro rompe negociação da redução da jornada de trabalho

Nesta terça-feira (22), as representações do Serpro e dos seus trabalhadores se reuniram em Brasília (DF). Na reunião, foram discutidos três assuntos diferentes: acordo de redução da jornada de trabalho; desconto das horas de greve em pecúnia (confira na ata); e acordo aditivo para alteração da Cláusula 57ª do ACT – Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017.

Confira as atas da 4ª mesa da redução da jornada de trabalho e da 1ª mesa do aditivo ao ACT 2016/2017.

Redução da jornada – O Serpro rompeu as negociações, após a representação dos trabalhadores comunicar que a proposta apresentada pela empresa na 3ª mesa foi rejeitada por ampla maioria nas assembleias. Os empregados reafirmaram, nos fóruns deliberativos, a contraproposta que levaram na 2ª rodada.

Segundo registro da representação dos trabalhadores, o Serpro demonstrou não ter interesse na negociação da redução da jornada ao ignorar as reivindicações e reapresentar pontos de discordância em sua última proposição, além de ter afirmado que, caso não houvesse aprovação das assembleias, implementará a redução salarial de forma administrativa.

“Essa implementação unilateral se dará nos piores termos possíveis (excluindo trabalhadores de planos de cargos e salários mais antigos, reduzindo proporcionalmente o salário no momento de turbulência político-econômica nacional, retirando a opcionalidade ao impor autorização da chefia imediata para adesão e cancelamento da redução por interesse exclusivo da empresa, impondo ponto fixo de trabalho, entre outros)”, registrou a representação dos trabalhadores na ata.

Acordo aditivo – A empresa propôs a assinatura de um acordo aditivo ao ACT 2016/2017 para alterar o caput da Cláusula 57ª – Adicional Noturno, mantendo inalterados os parágrafos 1º e 2º. O objetivo é garantir o pagamento da proporção dos 30% sobre a remuneração e não mais sobre a referência salarial. De acordo com a empresa, a mudança beneficiará os trabalhadores.

Neste sentido, a Fenadados faz o seguinte indicativo para os sindicatos: realização de assembleia deliberativa e informativa na próxima segunda-feira (28). Na pauta, deliberação sobre a proposta de acordo aditivo; e comunicação sobre a última mesa da redução da jornada de trabalho. A ideia é de que as assembleias sejam simultâneas em todo o País.

O resultado das assembleias deliberativas devem ser encaminhado para a Fenadados até o dia 30/11. A federação comunicará à empresa, por meio de ofício, a vontade dos trabalhadores.

Fonte: Fenadados