O Serpro quer dividir os trabalhadores!

Contra o estabelecido na Constituição Federal, na CLT e na jurisprudência trabalhista, o Serpro quer definir quem, como e o que os trabalhadores negociarão em seu Acordo Coletivo de Trabalho.

Esta interferência nunca aconteceu em 30 anos de negociação, portanto o Serpro desvirtua o seu papel institucional. Uma empresa estatal que não tem poderes para definir quem representa os trabalhadores. Omite a informação sobre a pauta de reivindicações apresentada pela FENADADOS, que foi discutida em assembleias em todo o país (por 17 sindicatos) e aprovada em uma plenária nacional, cuja representação é de mais de 96% dos trabalhadores do Serpro, portanto, é ela o instrumento que deve nortear as reuniões da campanha salarial. Ao aceitar mais de uma pauta de reivindicação o Serpro tenta ditar as regras de como os trabalhadores devem se organizar e confunde os seus funcionários: Qual pauta é o fio condutor das negociações? Como ficam as atas? Se os trabalhadores precisarem ir a greve, qual é a pauta que será reivindicada? As outras empresas negociam com a FENADADOS, legítima representante nacional dos trabalhadores.

Então qual é o objetivo da direção da empresa? Não tem outra resposta senão querer dividir os trabalhadores em sua campanha salarial em uma conjuntura extremamente difícil de retirada de direitos pelo governo golpista Temer. Retirada de direitos que o Serpro já vem realizando quando retira FCT/FCA dos trabalhadores ou quando se recusa a reconhecer nosso direito de greve e retalia os trabalhadores com o desconto referente a greve geral alegando falta injustificada.

Não interferimos na gestão do Serpro, senão quando de uma gestão fraudulenta e temerária. O SERPRO PODE SE REUNIR COM QUEM BEM ENTENDER. O QUE NÃO PODE E NÃO ACATAREMOS É INTERVENÇÃO NA ORGANIZAÇÃO SINDICAL.

A FENADADOS e seus 17 sindicatos filiados quer negociar, tanto é que protocolou a pauta junto à empresa. Foi a FENADADOS quem assinou o termo de garantia de data-base e propôs um calendário de negociações que o Serpro não acatou.

A FENADADOS e seus 17 sindicatos filiados não são contrários à participação de outros sindicatos, mas não aceitarão nenhuma imposição pelo Serpro de quem participa ou não representando os trabalhadores.

Então, ao Serpro, reiteramos que estamos prontos para negociar. E aos trabalhadores afirmamos que não se enganem com as intenções da direção da empresa. Aliás, fica o registro: A empresa não acatou a proposta da FENADADOS de estender o efeito das liminares concedidas a alguns sindicatos suspendendo o desconto do dia da GREVE GERAL até que o mérito seja julgado pelo tribunal.

Se a direção da empresa continuar desvirtuando seu papel de gestora e agindo como representante sindical nesta campanha salarial, não restará outra saída ao movimento sindical nacional e aos trabalhadores senão intensificar a luta e buscar as alternativas jurídicas.

Fonte: Fenadados