Particulares – Patrões querem retirar direitos

Foi realizada ontem (16/08) a 2ª mesa de negociação da Campanha Salarial 2017 dos trabalhadores e trabalhadoras em empresas privadas de TI do estado do Rio de Janeiro. Na reunião, os representantes dos patrões deixaram claro que pretendem retirar direitos sociais, sob a alegação que “atrapalham a produtividade das empresas”, o que é inadmissível para o Sindicato e para os trabalhadores.

Cláusulas sociais são fundamentais para garantir direitos que muitas vezes não são previstos na legislação. Entre elas, podemos citar empréstimo de férias, jornada de trabalho, abono de faltas, feriado do dia do trabalhador de Informática, auxílio creche e auxílio refeição, entre muitas outras.

O processo negocial vai continuar, mas de antemão a diretoria do Sindpd-RJ afirma que não admite a retirada de direitos históricos, conquistados com muito suor e luta. Compreendemos que o momento é de crise, mas certamente não vamos aceitar que o trabalhador pague p pato!