Particulares – Patrões oficializam aceite da contraproposta dos trabalhadores

O TIRio oficializou hoje (18/09) a diretoria do Sindpd-RJ sobre a aceitação, por parte dos empresários, da contraproposta aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras na assembleia do dia 29/08.

A contraproposta aprovada engloba os seguintes pontos:

– reposição de salários e benefícios pelo ICV-Dieese da data-base (1,71%, que é a inflação acumulada no período de 12 meses da data-base)

– manutenção de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Abono e apresentação de atestados ficam mais acessíveis

Além dos direitos mantidos, ficou estabelecido na CCT que passa a valer a partir de hoje, que os trabalhadores e trabalhadoras que se ausentarem por motivo de saúde, poderão entregar o atestado médico à empresa em até dois dias após o retorno.

Outro ponto positivo é o gozo do abono por acompanhamento hospitalar, consultas e exames de cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente por até cinco dias efetivos de internação e o abono de uma falta por ano, sendo que o dia poderá ser agregado às férias (prêmio por assiduidade).

A assinatura da CCT dentro da data-base, antes da entrada em vigor da reforma trabalhista, é um importante ganho, pois é nunca é demais lembrar que com a entrada em vigor, em novembro, da nova legislação, o negociado se sobreporá ao legislado, ou seja, a Convenção Coletiva de Trabalho e os acordos específicos por empresa passarão a valer acima do que prevê a legislação, e isso vale tanto para conquista quanto para redução de direitos.

Clique aqui  e leia a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2019

Fotos_assinatura_CCT_Particulares_18_09_17