Dataprev – Mais e mais indignação!

O informativo do Sindpd-RJ acerca do Consultor que teria proposto aumento do pagamento aos conselheiros do Conselho Deliberativo da Prevdata está longe de ser uma irresponsabilidade, como tenta fazer crer quem se dirige à categoria com texto repleto de frases de efeito na tentativa – certamente árdua- de defender o indefensável

A verdade é que houve proposta de aumentar em 100% o percentual que determina o pagamento para os conselheiros deliberativos participarem das reuniões. Ao invés dos 10% sobre a média dos salários, que é a taxa atual, a proposta apresentada em minuta passa o percentual para 20%, ou seja, dobra a remuneração. A ata da 437ª reunião do Conselho Deliberativo da Prevdata é clara em seu item 8: “os conselheiros reviram e aprovaram a minuta do novo estatuto da Prevdata que será encaminhado dentro do fluxo legal”. Na referida minuta consta, no  Art. 24 § 2º , o aumento para os conselheiros deliberativos, portanto houve, sim, a proposta indecorosa que foi, sim, levada adiante.

A dificuldade de defender o indefensável está na necessidade do uso de artimanhas para tentar deixar tonto aquele que lê ou escuta a defesa. Frases e frases jogadas a esmo tornam o texto prolixo, e o resultado é que o respeitável público perde a paciência e deixa de prestar atenção ao que realmente importa: o detalhe. Pouco importa ao trabalhador da Dataprev se a proposta de aumento foi feita via alteração de estatuto ou numa simples minuta enviada à diretoria da empresa. O que importa é que a proposta existe e foi passada adiante. Ou seja, se colar colou, não é não?

Impressiona a tentativa de escamotear o que efetivamente aconteceu, principalmente vinda de um conselheiro eleito pelos trabalhadores que teve, em sua plataforma para eleição, promessas de: “diminuição/adequação das despesas administrativas; e participação dos participantes e assistidos no debate sobre alteração do Estatuto”. Até onde sabemos dobrar remuneração de conselheiro e aprovar minuta de estatuto sem consulta aos principais interessados, está longe dessas promessas de campanha eleitoral.

Importante ressaltar que a diretoria do Sindpd-RJ em momento algum se coloca contra a Prevdata. A questão em pauta é a postura cínica de quem pregava moralidade e transparência e hoje, após mais de um ano sentado na cadeira de conselheiro, tenta escamotear a verdade, vindo a público apenas depois de divulgada a denúncia, e, assim mesmo, sem a devida transparência.

O dinheiro da Prevdata é de todos nós, trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev, que já vêm sofrendo uma série de arrochos ao longo do tempo. Estão de parabéns os trabalhadores e trabalhadoras que estão protestando contra esse absurdo. Somente com a união de todos podemos barrar esse e outros desmandos. Chega de desrespeito!!!