A Fenadados e sindicatos filiados realizam, no dia 22 de novembro de 2017, em Salvador – BA, o Encontro Nacional dos Negros e Negras de TI. O evento tem por objetivo discutir o grande problema do racismo, da desigualdade, da segregação e da intolerância contra os trabalhadores negros e negras da nossa categoria e do País. No dia 20 de novembro, dia da consciência negra, será realizada passeata, em salvador/BA que deverá contar com a participação de representantes das entidades filiadas.
Embora a questão do preconceito atinja todos os estados da Federação e a discriminação não se restrinja a negros, atingindo também mulheres, índios, LGBT´s e outros povos e raças, a escolha de Salvador como sede do Encontro se deu porque o estado da Bahia concentra o maior contingente de negros depois da África.
É nesse contexto que reconhecendo e dando continuidade à luta dos nossos heróis como Zumbi dos Palmares, Dandára, Castro Alves, Machado de Assis, Nelson Mandela, Martin Luther King, Bob Marley e outros, que a Fenadados realiza esse debate exatamente no mês em que se comemora o dia 20 de novembro, que é reconhecido como o dia Nacional da Consciência Negra.
A categoria de Tecnologia da Informação não pode deixar de fazer essa discussão, com o intuito de divulgar e coibir a prática de toda e qualquer forma de preconceito, racismo, homofobia, discriminação e intolerância contra todos os povos negros, índios e mulheres, além de alertar para o uso de palavras/expressões que coloquem essas populações em condição inferiorizada, enfim, em situações que não contribuam para a construção de uma sociedade Igualitária, Libertária, Justa e Fraterna.
“10 Expressões racistas para deixar de falar já!”
1. “Amanhã é dia de branco”
2. “Serviço de preto”
3. “A coisa tá preta”
4. “Mercado negro”
5. Denegrir
6. “Da cor do pecado”
7. “Morena/o mulato/o”
8. “Não sou tuas negas”
9. “Cabelo ruim bombril, cabelo duro”
10. “Nasceu com o pé na cozinha”
Nesse sentido a Fenadados convida todos os trabalhadores da categoria filiados ou não a participarem deste debate que, frente à conjuntura e aos ataques do governo e dos patrões com reformas que atingem diretamente o povo que vive do trabalho (negros Não negros e etc), esse é um momento ímpar para socializarmos essa discussão independente de raça cor, credo e religião:
Veja a programação:
Programação:
Data: 20.11.2017:
Local: Salvador – Bahia.
Caminhada da Liberdade tem concentração, às 14h, no bairro do Curuzu. Em seguida, às 15h, a Marcha da Consciência Negra
Data: 22.11.2017:
Local: Salvador – Bahia.
End. Grande Hotel da Barra Salvador/Ba.
09:00 as 12:00 _ Painel: A história da escravidão no Brasil.
12:00 as 14:00 – Almoço.
14:00 as 17:30 – Painel: Trabalhadores negros e negras na área de Tecnologia da Informação e seus impactos no mundo do trabalho
17:30 as 18:00 _ Resoluções.
Uma história de escravidão, perseguições e injustiças. Clique aqui e leia
Fonte: Fenadados