Encontro Nacional de Igualdade Racial dos Trabalhadores de TI

A Fenadados e sindicatos filiados realizam, no dia 22 de novembro de 2017, em Salvador – BA, o Encontro Nacional dos Negros e Negras de TI. O evento tem por objetivo discutir o grande problema do racismo, da desigualdade, da segregação e da intolerância contra os trabalhadores negros e negras da nossa categoria e do País. No dia 20 de novembro, dia da consciência negra, será realizada passeata, em salvador/BA que deverá contar com a participação de representantes das entidades filiadas.

Embora a questão do preconceito atinja todos os estados da Federação e a discriminação não se restrinja a negros, atingindo também mulheres, índios, LGBT´s e outros povos e raças, a escolha de Salvador como sede do Encontro se deu porque o estado da Bahia concentra o maior contingente de negros depois da África.

É nesse contexto que reconhecendo e dando continuidade à luta dos nossos heróis como Zumbi dos Palmares, Dandára, Castro Alves, Machado de Assis, Nelson Mandela, Martin Luther King, Bob Marley e outros, que a Fenadados realiza esse debate exatamente no mês em que se comemora o dia 20 de novembro, que é reconhecido como o dia Nacional da Consciência Negra.

A categoria de Tecnologia da Informação não pode deixar de fazer essa discussão, com o intuito de divulgar e coibir a prática de toda e qualquer forma de preconceito, racismo, homofobia, discriminação e intolerância contra todos os povos negros, índios e mulheres, além de alertar para o uso de palavras/expressões que coloquem essas populações em condição inferiorizada, enfim, em situações que não contribuam para a construção de uma sociedade Igualitária,  Libertária, Justa e Fraterna.

“10 Expressões racistas para deixar de falar já!”

1. “Amanhã é dia de branco”

2. “Serviço de preto”

3. “A coisa tá preta”

4. “Mercado negro”

5. Denegrir

6. “Da cor do pecado”

7. “Morena/o mulato/o”

8. “Não sou tuas negas”

9. “Cabelo ruim bombril, cabelo duro”

10. “Nasceu com o pé na cozinha”

Nesse sentido a Fenadados convida todos os trabalhadores da categoria filiados ou não a participarem deste debate que, frente à conjuntura e aos ataques do governo e dos patrões com reformas que atingem diretamente o povo que vive do trabalho (negros Não negros e etc), esse é um momento ímpar para socializarmos essa discussão independente de raça cor, credo e religião:

Veja a programação:

Programação:

Data: 20.11.2017:

Local: Salvador – Bahia.

Caminhada da Liberdade tem concentração, às 14h, no bairro do Curuzu. Em seguida, às 15h, a Marcha da Consciência Negra

Data: 22.11.2017:

Local: Salvador – Bahia.

End. Grande Hotel da Barra  Salvador/Ba.

09:00 as 12:00  _ Painel: A história da escravidão no Brasil.

12:00 as 14:00 – Almoço.

14:00 as 17:30 – Painel: Trabalhadores negros e negras na área de Tecnologia da Informação e seus impactos no mundo do trabalho

17:30 as 18:00 _ Resoluções.

Uma história de escravidão, perseguições e injustiças. Clique aqui e leia

Fonte: Fenadados