Particulares – Trabalhadores começam a perceber prejuízos com a Reforma Trabalhista

A diretoria do Sindpd-RJ tem recebido inúmeras reclamações, seja pelo Facebook, por e-mail ou por telefone,  denunciando que várias empresas, sejam grandes, de médio ou de pequeno porte, estão deixando os trabalhadores e trabalhadoras na mão na hora da dispensa.

Essas reclamações vão de falta de uma data definida para a homologação, passando pelo não pagamento das verbas rescisórias, sonegação da documentação necessária para ingresso no Seguro Desemprego e erros nos cálculos rescisórios, levando os trabalhadores e trabalhadoras a ter que assinar a documentação sem qualquer ressalva que garanta a possibilidade de correr atrás de seus direitos.

Isso tudo está acontecendo por uma razão: com a aprovação da Reforma Trabalhista, a homologação não precisa mais ser feita no Sindicato. A empresa simplesmente convoca o trabalhador e apresenta o cálculo que achar correto, sem a supervisão do Sindpd-RJ. Com isso, o trabalhador não tem mais ninguém para fazer a conferência e saber se os valores pagos estão corretos e se toda a documentação está em ordem.

Quando o projeto da Reforma Trabalhista estava em curso no Congresso, nós alertamos diversas vezes de que era um golpe nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Infelizmente muitos não nos ouviram, mas ainda dá tempo de reverter essa situação.

Esta Lei veio para prejudicar e não para favorecer, e o tempo mostrará que temos razão. Os trabalhadores e trabalhadoras de TI têm uma representação sindical atuante, e os que ainda não perceberam isso vão se dar conta num momento ou no outro.

Não vamos permitir que os patrões mal intencionados abusem da categoria de TI, principalmente num momento tão sensível como o da demissão. Alertamos a todos para que denunciem qualquer prática destas que citamos acima, pois iremos expor essas empresas que acham que os trabalhadores e trabalhadoras não têm quem os represente.

Juntos somos fortes!