8 de março é dia de conquistas da mulheres

Desde 1911, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é comemorado em vários lugares e setores da sociedade com manifestações, debates e reflexões. Milhares de eventos ao redor do mundo ocorrem para avaliar as conquistas econômicas, políticas e sociais das mulheres e traçar novas estratégias para avançar na luta por mais direitos.

Apesar das conquistas, a  violência contra a mulher permanece presente nos lares. No âmbito profissional, também é possível notar discrepâncias de tratamento das mulheres trabalhadoras com relação ao dado aos homens trabalhadores, e o preconceito ainda é um entrave para a equidade.

Mesmo após tantos anos de lutas, atualmente, no Brasil, mulheres podem ganhar até 38% menos que colegas homens que atuam na mesma função, segundo estudo elaborado pelo site de anúncios de empregos Catho. O levantamento revela que a desigualdade salarial ocorre em todos os setores e entre trabalhadores e trabalhadoras com diferentes níveis de instrução.

Por isso, é importante que se mantenha a luta para que haja  geração de  postos de trabalho com qualidade e proteção social para homens e mulheres, garantindo o direito da mulher trabalhadora de ocupar todos os cargos e profissões, com igualdade de oportunidade e salários em relação aos homens.

Muito já foi conquistado, mas há muito ainda a alcançar.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.