Serpro apresenta nova proposta econômica – assembleia dia 11 de maio

Foi realizada hoje (09/05), na sede do Serpro, em Brasília, a 11ª mesa de negociação da Campanha Salarial 2017/2018 dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Na reunião os negociadores do Serpro iniciaram a reunião alegando que a empresa estava atendendo o pedido da Fenadados para dar continuidade ao processo negocial, mas que não tinha condições de apresentar nova proposta de reajuste pelo IPCA.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras rebateu as alegações do Serpro afirmando que a proposta apresentada foi construída em mesa de negociação, inclusive com a oposição, e que não admitiria sair desta rodada de negociação sem uma resposta da empresa. Além do mais, como o Serpro pode explicar que a Dataprev, que também é empresa pública, obteve permissão dos órgãos governamentais para apresentar proposta melhor e o Serpro não?

Diante da insistência da representação dos trabalhadores e trabalhadoras, os negociadores do Serpro pediram intervalo e voltaram com nova proposta econômica, que, segundo eles, é a final.

Proposta do Serpro:

a) Reafirma a aplicação da CLT nas horas extras, adicional noturno e intervalo de 30 minutos para o almoço (dá liberalidade ao empregado de negociar diretamente com a chefia imediata).

b) Proposta Econômica:

– Data-base de 2017: aplicação de 100% do INPC sobre todas as cláusulas com impacto econômico e pagamento de retroativo de 02 meses, parcelado em duas vezes (maio e junho).

– Data-base de 2018: aplicação de 60% do INPC (aplica-se um sobre o outro, que deve ficar em aproximadamente 4.97%, e já roda a folha com novo índice, caso a proposta seja aceita e a resposta chegar até o dia 11/05, às 14 horas, na empresa.

c) Acordo com validade de dois anos, relativo ao período de 2017/2018 e 2018/2019.

d) Conversão em pecúnia da licença-prêmio de 15 dias, mantendo o gozo de 30 dias.

e) Inclusão de cláusula que prevê a quitação ampla e irrestrita na adesão aos programas de demissão voluntária (APA).

f) Vigência das APPDs de 2017 e de 2018 até abril de 2019.

g) Compensação dos dias de greve até 31 de outubro de 2018.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras tentou ainda, exaustivamente, negociar o pagamento do retroativo de todo o período de 2017, mas a empresa alega que não há condições financeiras.

Assembleia no dia 11 de maio

Diante da apresentação de nova proposta econômica, a diretoria do Sindpd-RJ realizará assembleia descentralizada no dia 11 de maio, sexta-feira, para debater o assunto.

Confira locais e horários:

Andaraí – 9 horas

Horto – 12 horas