Unisys apresenta nova proposta rebaixada

Foi realizada no dia 21 de agosto a 2ª mesa de negociação da Campanha Salarial 2018/2019. Na reunião, que aconteceu em São Paulo, a empresa apresentou proposta de reajuste de 1,5% (abaixo da inflação) nos salários de quem ganha até R$11.291,60; e aumento fixo de R$169,37 para quem ganha acima. Para as demais cláusulas econômicas a proposta é de reajuste de 1,5% para todos, mantendo sua posição de não fornecer auxílio refeição e alimentação para os trabalhadores e trabalhadoras afastados, seja por férias ou qualquer outro motivo. A empresa não apresentou nada de novo para resolver a questão do Km rodado, reivindicação importante para os técnicos.

Como se pode observar pela ata, que pode ser acessada clicando aqui, estiveram presentes à mesa apenas sindicalistas do Rio de Janeiro. Isso se deu em função da situação precária dos sindicatos, que estão com suas finanças extremamente prejudicadas com o fim do Imposto Sindical e da baixa filiação dos trabalhadores e trabalhadoras às suas entidades de classe. Sem verbas, não há como financiar passagem e estadia para os representantes irem defender os interesses da categoria, o que prejudica imensamente as negociações e só fortalece a empresa, que insiste em rebaixar salários e benefícios.

É fundamental que cada trabalhador e trabalhadora se conscientize da importância da sindicalização para o fortalecimento não só do Sindicato, mas de toda a categoria.

Uma nova rodada de negociações ficou agendada para o dia 31 de agosto, em local a ser confirmado.