Unisys Brasil não apresenta proposta e diz que quer negociar

A direção da Unisys Brasil parece não ter percebido que agora negocia com a Fenadados e os sindicatos estaduais a ela filiados, entre eles o Sindpd-RJ, e não com outras entidades sindicais. Tentou retirar direitos como Plano de Saúde e Odontológico, entre outros. Quis ainda excluir o Auxílio Alimentação e até o feriado do Dia do Trabalhador de Informática. Encontrou resistência da representação dos trabalhadores e trabalhadoras e recuou em todas essas propostas, embora ainda insista em excluir o Auxílio Refeição de quem está de Auxílio Doença, Auxílio Acidentário ou Licença Maternidade.

A diretoria do Sindpd-RJ não aceita negociar retirada de direitos. Se a empresa estava acostumada a negociar rebaixamento sem encontrar resistência, terá agora que se adequar à nova realidade. Resistimos ao lado da categoria e não aceitamos que a Unisys queira prejudicar seus empregados, e muito menos que anuncie que vai agendar assembleia, pois esta é uma prerrogativa do Sindicato dos Trabalhadores e não dos patrões.

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial foi entregue à empresa no último dia útil de abril. De lá para cá a Unisys apresentou uma proposta rebaixada, da qual voltou parcialmente atrás diante da resistência dos trabalhadores e trabalhadoras ao lado do Sindicato, mas não avançou mais do que isso. Até agora não apresentou novo índice para reposição salarial e dos benefícios; quer congelar o Auxílio Alimentação; não deu posição aceitável para o limite de pagamento do Km rodado, embora tenha aceitado reajustar em 3,5%.

Mesmo com todas essas pendências, a Unisys tem coragem de se dirigir ao corpo funcional e afirmar que aguarda a Fenadados formalizar uma data para a próxima mesa de negociação. Ao que parece os dirigentes da empresa querem inverter os papéis, tirando o corpo fora de suas responsabilidades. A verdade é que a Fenadados informou à Unisys que os trabalhadores e trabalhadoras rejeitaram, por unanimidade, sua proposta imediatamente após a realização das assembleias nos estados. Sendo assim, quem tem que formalizar nova contraproposta e agendar mesa de negociação não somos nós, dirigentes sindicais e sim, os representantes da empresa.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras está sempre pronta para negociar, desde que autorizada pela categoria em assembleia, até porque acredita que o diálogo é a melhor forma de resolver impasses. Mas sentar numa mesa de negociação sabendo que não há proposta da empresa para ser debatida é um papel que um Sindicato sério não aceita desempenhar.

Mesa de negociação finalmente é agendada

A Unisys entrou em contato com a representação dos trabalhadores e trabalhadoras no dia 26/09 agendando a próxima mesa de negociação para o dia 02/10, às 11 horas, na sede do Sindpd-RJ.

Ato de protesto contra a postura da Unisys na Campanha Salarial e demissão do Coordenador Nacional das negociações

A Unisys, além de demorar a se posicionar quanto às reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, agora aprontou mais uma: demitiu o dirigente sindical Celso de Araújo Lopes Filho, Coordenador Nacional da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Unisys Brasil. Diante desses absurdos, conclamamos a categoria a usar, no dia da mesa (02/10), o adesivo de protesto que será distribuído pelo Sindicato. Vamos demonstrar nossa indignação à empresa.

Respeito é bom e a gente gosta.