Reajuste da Geap é rombo no bolso do trabalhador

A Fenadados registrou, em todas as atas das mesas de negociação deste ano, sua preocupação com o impasse entre a Geap e a Dataprev, e a representação da empresa sempre respondeu que estava tratando do assunto, sem detalhar o que estava acontecendo.

Recentemente, no dia 29 de maio, a diretoria do Sindpd-RJ enviou ofício para a Dataprev solicitando reunião com a empresa, à qual estariam presentes representantes do Sindicato, da Aned, e das OLTs Álvaro Rodrigues e Cosme Velho. Nem resposta a direção da Dataprev nos deu.

Agora chega a notícia, vinda diretamente da Geap, sem qualquer manifestação da Dataprev, de que os trabalhadores e trabalhadoras amargarão um aumento absurdo de 62,5% no plano de saúde. Isso num momento em que a empresa se recusa a dar reajuste salarial decente, oferecendo sempre índices abaixo da inflação e, não bastasse esse descaso, debocha da categoria exigindo contingenciamento para uma greve geral por mais direitos e menos arrocho, por aposentadoria decente e mais investimentos na educação.

Basta! A Dataprev deve uma explicação ao seu corpo funcional. Chega de descaso!

É hora da gestão da empresa se sensibilizar com a situação dos trabalhadores e trabalhadoras e aumentar sua participação (per capita), para dar aos empregados a tranquilidade de continuar produzindo com a certeza de que – caso precisem – terão atendimento de saúde com qualidade. Caso isso não aconteça, o mais provável será que haja um esvaziamento da Geap, em prol de planos de saúde privados.