Serpro – Acordo Coletivo de Trabalho é assinado

A Campanha Salarial dos/as trabalhadores/as do Serpro teve seu início com a realização das assembleias, no mês de fevereiro/2019, e  a Pauta Nacional de Reivindicações foi entregue à empresa com sessenta dias de antecedência à data-base. Essa foi a estratégia para a campanha salarial ter a maior segurança jurídica possível e garantir os direitos constantes do Acordo Coletivo dos Trabalhadores.

Cinco reuniões de negociações ocorreram entre as partes. Na quinta reunião, no dia 8 de maio de 2019, a Fenadados apresentou à empresa a necessidade de nova prorrogação do ACT até 30 de junho/2019. Para esta proposição, não houve concordância da direção da empresa. Neste momento, a proposta econômica da empresa era de 50% do percentual correspondente ao INPC do período dos últimos doze meses.

Diante da negativa do Serpro de prorrogar o ACT, a Fenadados formalizou junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) solicitação de mediação, para o qual foi prontamente atendida. Nas discussões que ocorreram no tribunal, foi possível ampliar a proposta econômica para 70% do percentual correspondente ao INPC do período dos últimos doze meses. Com esta proposta os trabalhadores e trabalhadoras realizaram assembleias estaduais e aprovaram, por unanimidade, a assinatura do ACT 2019/2020, nos termos negociados junto ao TST.

Tendo em vista a difícil conjuntura que o povo brasileiro está vivendo e o ATAQUE especialmente aos trabalhadores e suas organizações sindicais, muito embora o índice de reajuste não seja o reflexo da reposição total das perdas do último período, conseguimos garantir a manutenção de várias cláusulas do Acordo Coletivo, e esta foi a grande vitória!!!

Clique aqui e leia a Ata da reunião TST

Clique aqui e leia o ACT 2019/2020

Clique aqui e leia o regulamento PAS

Fonte: Fenadados