Dataprev – Greve Geral por tempo indeterminado

Os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev no Rio de Janeiro decidiram ontem, em assembleias realizadas nas unidades Álvaro Rodrigues e Cosme Velho, entrar em greve geral por tempo indeterminado a partir de zero hora do dia 28 de janeiro.

O movimento paredista é uma resposta à direção da empresa e ao governo contra a ameaça de demissões imotivadas dos trabalhadores e do ilegal processo de privatização, violando a autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Dataprev é a responsável pela administração do sistema que processa todo o funcionamento da Previdência Social, desde o pagamento de mais de 34 milhões de benefícios previdenciários, a concessão de benefícios e o próprio funcionamento informatizado e interligado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Todos os movimentos da gestão da empresa levam a constatar que está havendo um desmonte generalizado, com fechamento de unidades de serviço e demissões. Por parte do governo Bolsonaro, através do secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, calúnias estão sendo usadas para convencer a sociedade da necessidade de privatizar. Mattar irresponsavelmente acusou os trabalhadores do Serpro e da Dataprev de venderem os dados da população. A representação dos trabalhadores já está tomando todas as medidas judiciais cabíveis contra esse tipo de desinformação irresponsável.

Assembleia dia 30 de janeiro

No dia 30 de janeiro haverá assembleia unificada às 11 horas, no prédio da Álvaro Rodrigues, em Botafogo, para avaliação da greve e deliberação sobre os próximos passos a seguir contra o desmonte da empresa e a demissão dos trabalhadores e trabalhadoras.