Dataprev – Canal de negociação é aberto e greve é suspensa

Os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev decidiram hoje (05/02), em assembleia centralizada no prédio de Botafogo, suspender a greve iniciada no dia 28 de janeiro. A decisão segue o encaminhamento de mediação realizada ontem no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na qual a ministra Kátia Arruda estabeleceu prazo de até trinta dias para que as representações dos trabalhadores (Fenadados, FNI e sindicatos filiados) e a direção da Dataprev negociem uma solução para o impasse criado com o fechamento de regionais e demissão de quase 500 trabalhadores.

A proposta final apresentada pela ministra Kátia Arruda e aceita pelos trabalhadores e trabalhadoras foi a seguinte, respeitado o período de 15 dias renovável automaticamente por mais 15 dias:

• Suspensão das demissões
  • Suspensão da greve, após a realização das assembleias
  • Nenhum desconto dos dias parados (enquanto durarem as negociações). Este tema será discutido no TST.

O Sindpd-RJ já comunicou à Fenadados o resultado da assembleia, chamando atenção para a questão dos trabalhadores e trabalhadoras que laboram em sistema de turnos no prédio do Cosme Velho, já que o retorno não seria possível logo após a realização da assembleia dada a peculiaridade da jornada de trabalho.

Categoria permanece em alerta

A suspensão da greve para que seja encontrada solução negociada não significa que os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev ficarão passivos. Muito pelo contrário. Conscientes de que ainda há um longo caminho a percorrer até que os empregos e a própria empresa estejam livres da sanha neoliberal da atual direção, todos e todas permanecerão em alerta e, ao menor sinal de novos abusos, assédio e outras maldades mais, o movimento paredista retornará com força total.

Juntos somos fortes!