Serpro – É hora de definir os rumos da Campanha Salarial

A Campanha Salarial 2020 está em curso sob mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), tendo em vista que o Serpro, seguindo à risca as orientações do governo Federal, não se mostrou disposto a negociar, muito menos reconhecer que o seu corpo funcional é o maior responsável pelos excelentes resultados da empresa. Até que a Fenadados buscasse a mediação do TST, o Serpro insistia em retirar direitos com reposição salarial zero.

O vice-presidente do TST ouviu as duas partes e no dia 09/07 apresentou sua proposta para avaliação dos trabalhadores e trabalhadoras. Confira:

– A 13ª cartela do tíquete, que o Serpro queria retirar, passa a ter seu valor diluído nas demais parcelas, ou seja, em 12 vezes. Com isso, o tíquete passa a ser fixado em R$1.029,86 mensais, e não em R$950,64 como é atualmente.

– Como o Serpro insiste em declarar que está impedido de dar reposição salarial, dará a cada empregado um abono de R$2.210,00, a ser pago de uma única vez, 30 dias após a assinatura do ACT.

– Todas as demais cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho permanecem inalteradas, ou seja, o Serpro não poderá retirar direitos.

Com a apresentação dessa proposta do TST, chegou o momento de definirmos os rumos da Campanha Salarial. O Comando Nacional de Campanha Salarial, formado por representantes da Fenadados, FNI e sindicatos filiados às duas entidades encaminha pela aceitação da proposta, tendo em vista que o ACT vigente tem validade apenas até o final de julho e, caso a proposta apresentada seja rejeitada, o dissídio irá a julgamento, o que não tem data prevista. A decisão final, no entanto, é da categoria.

Na impossibilidade de realização de assembleia em virtude da pandemia, para definirmos o posicionamento dos trabalhadores e trabalhadoras, pedimos que você, empregado do Serpro no estado do Rio de Janeiro, envie e-mail para ivonetetruda@gmail.com ou ivonetetruda@sindpdrj.org.br, informando de *ACEITA* ou se *REJEITA* a proposta do TST.

O e-mail com o seu posicionamento deve ser enviado até o dia 15 e julho, às 16 horas, e deve informar seu nome, matrícula no Serpro e local de trabalho.

O resultado da votação do Rio de Janeiro será enviado à Fenadados, que fará a sistematização e computará todos os resultados dos sindicatos estaduais. Assim que o resultado final for computado, daremos a informação em nosso site.

Sua opinião é fundamental para prosseguirmos, juntos, nessa luta que é de todos nós!