Aumento da diretoria da Prevdata é imoral

Os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev foram surpreendidos com a notícia de um aumento em torno de 16% na remuneração para diretores e conselheiros do Fundo de Pensão da categoria, a Prevdata. Serão ao todo doze pessoas beneficiadas, entre conselheiros e membros da direção.

A se confirmar esse aumento aprovado pelos conselheiros deliberativos indicados pela Dataprev, doze pessoas serão beneficiadas: Presidente, dois diretores, um integrante do Comitê de Investimento, quatro Conselheiros Deliberativos e quatro Conselheiros Fiscais.

A decisão de conceder o aumento imoral foi tomada em reunião do Conselho Deliberativo da Prevdata, que ocorreu no dia 26 de agosto de 2020. Votaram contra o aumento os conselheiros deliberativos eleitos pela categoria. A favor votaram aqueles indicados pela empresa. Como houve empate, o presidente do Conselho Deliberativo, representante da empresa, deu o voto de qualidade (minerva) e o aumento foi aprovado.

Cabe ressaltar que ninguém é contra reajustes de remuneração a trabalhadores, mas não há como justificar essa decisão, tendo em vista que os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev amargam por dois anos seguidos (2018 e 2019) reposição salarial abaixo da inflação, e neste ano de 2020 a empresa insiste em reajuste ZERO, com a desculpa da pandemia. Somado a isso, numa decisão autoritária da direção da empresa, Regionais foram fechadas e centenas de trabalhadores perderam seus postos de trabalho.

Outro ponto que não ficou claro é que há quem esteja de saída do Conselho Deliberativo da Prevdata, mas tenha votado a favor do aumento, que, se acontecer, será iniciado em janeiro de 2021. Qual é o interesse?

A diretoria do Sindpd-RJ considera esse aumento imoral e inoportuno, e pede aos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev que assinem o Abaixo-Assinado criado pela Aned, solicitando que essa decisão absurda seja revista e vetada pelo presidente da Dataprev imediatamente.

Clique aqui e assine a petição contra o aumento para a diretoria da Prevdata.