Serpro mente descaradamente

A direção do Serpro emitiu nota hoje, dia 3 de outubro, com mimimi descarado afirmando que o Sindpd-RJ só entrou com medida para barrar o retorno do trabalho presencial na sexta-feira, dia 2, quando conquistou liminar histórica e pioneira contra essa medida da empresa que coloca em risco a saúde de seus empregados.

A verdade é que no dia 17 de setembro o Sindpd-RJ enviou ofício  ao Serpro contestando o retorno ao trabalho presencial a partir do dia 5 de outubro. A empresa simplesmente ignorou o protesto do Sindicato, negando-se a dar qualquer tipo de resposta ao ofício. E mais: A OLT Andaraí-RJ enviou Ofício ao Serpro no dia 11 de setembro, com todas as Olts assinando dia 14 de setembro. A Fenadados enviou ofício dia 15 de setembro. Nenhum destes ofícios o Serpro respondeu.

Em resposta à postura omissa da direção do Serpro, que não respondeu aos ofícios, a direção do Sindpd-RJ solicitou ao seu Departamento Jurídico que entrasse com ação contra o retorno ao trabalho presencial, até porque a empresa estaria, com a medida, expondo seus empregados ao contágio tanto nos transportes públicos como na convivência diária em espaços fechados com seus próprios colegas de trabalho (que também estarão expostos ao contágio), o que certamente é  uma aventura irresponsável que – ao que tudo indica – segue orientações sem respaldo científico. A denúncia foi feita ao Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).

O Serpro, ciente do pedido de intervenção no  MPT-RJ, solicitou adiamento da audiência que estava agendada para o dia 1º de outubro, o que levou o Jurídico do Sindicato a solicitar à Justiça do Trabalho a liminar que derrotou o Serpro em sua tentativa de forçar os trabalhadores e trabalhadoras a retornarem ao trabalho presencial sem qualquer garantia de imunização deste ou daquele grupo de pessoas, até porque a exposição de um único integrante de família ou grupo profissional ao vírus coloca todos os outros em risco, em qualquer idade ou condição de saúde.

Agora, derrotada pela liminar conquistada pelo Sindpd-RJ na 45ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, a direção do Serpro tem a cara de pau de afirmar que não sabia das medidas que estavam sendo adotadas pelo Sindicato, e tenta posar de “boazinha” , alegando que está mantendo o que a Justiça do Trabalho determinou porque tem preocupação com a saúde de seus empregados.

Chega de mentira e manipulação!