Dataprev apresenta proposta ridícula para o PPLR 2020

Em mesa de negociação virtual realizada ontem (21/10), a Dataprev apresentou proposta do  distribuição do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR) de 2020 na razão de 100% proporcional ao salário nominal de cada empregado. Trocando em miúdos, isso significa que a Dataprev acha justo que aqueles que ganham mais fiquem com o maior pedaço do bolo, enquanto os que ganham menos que se virem com as migalhas.

Entra ano, sai ano, a Dataprev desrespeita a Lei que regula a PLR

A partir de dezembro de 2000, a PLR foi regulamentada definitivamente pela Lei 10.101/2000, que determina que a empresa tem que negociar com os trabalhadores, através de suas representações sindicais. E há prazo para isso, uma vez que a negociação tem, preferencialmente, que se encerrar dentro do ano fiscal. Ou seja, o Programa da PLR 2020 tem que ser negociado e o acordo fechado em 2020.

Acontece que a Dataprev, entra ano e sai ano, apresenta sua proposta de distribuição da PLR no quarto trimestre do ano, quando deveria apresentar no máximo no segundo, para que houvesse prazo para as negociações.

Em 2020 não está sendo diferente

A Fenadados enviou ofícios à Dataprev nos dias 8 e 21 de maio de 2020 solicitando a abertura das negociações, mas a empresa se manteve muda sobre o assunto. Somente em outubro os representantes da empresa se deram o trabalho de aceitar uma mesa de negociação, na qual apresentaram a proposta nefasta aos trabalhadores, já com a aprovação dos órgãos governamentais.

Isso não é negociação. Isso é empurrar goela abaixo dos trabalhadores e trabalhadoras uma distribuição dos lucros e resultados injusta. E sem dar tempo para o debate e a negociação paritária.

É hora de romper esse ciclo nefasto

Reafirmamos que a proposta da Dataprev é nefasta, pois considera mais merecedores da distribuição do Programa de PLR os funcionários que ganham mais, uma vez que quer pagar 100% proporcionalmente ao salário de cada um.

Diante de mais essa demonstração de desrespeito da Dataprev para com seu corpo funcional, deixando claro que avalia serem mais produtivos os que ganham mais e menos produtivos os que ganham menos, a diretoria do Sindpd-RJ recomenda aos trabalhadores e trabalhadoras que, mesmo correndo o risco de não ter distribuição do PPLR 2020, REJEITEM essa proposta mesquinha, dando à empresa um recado claro: não aceitamos desigualdade. A produtividade da Dataprev é fruto do trabalho de todos nós.

Clique no link abaixo e leia a proposta da Dataprev

proposta-PLR-DTP