Reunião mediada pelo MPT sobre o fechamento dos escritórios do Serpro teve importantes encaminhamentos

No dia 17 de dezembro, às 9h, aconteceu uma reunião de mediação com o MPT – Ministério Público do Trabalho – que contou com a presença da representação do Serpro, da Fenadados e dos sindicatos do RS e SC. Esta reunião foi solicitada depois do Serpro negar por duas vezes tratar diretamente com a representação dos trabalhadores sobre o fechamento dos 16 escritórios e a situação dos 214 trabalhadores destes locais, apesar da previsão no Acordo Coletivo.

Por solicitação da Procuradora mediadora Dra Paula a empresa apresentou alguns números: 45 colegas saíram no PDV, 169 estão alocados em contratos com clientes como PGFN e Receita Federal. 8 trabalhadores solicitaram transferência e 42 estão sem alocação e a empresa estaria estudando a situação destes trabalhadores.

Depois de vários debates e com a intervenção da mediadora do MPT conseguimos o agendamento de nova reunião para 1 de fevereiro de 2021, com o compromisso do Serpro de não haver demissão até essa data. Até lá o Serpro fará estudos sobre a situação desses trabalhadores para apresentar nessa reunião.

A representação dos trabalhadores cobrou da empresa que cessem as mensagens aos trabalhadores atingidos, pois provocam preocupação e adoecimento e que não aconteça a demissão de trabalhadores, pois todos podem e devem ser aproveitados através do trabalho remoto. A empresa precisa também levar em consideração o fato de estarmos em meio a maior pandemia em cem anos e não ampliar o já terrível número de desempregados em nosso país.

Fenadados e sindicatos filiados Sindppd/RS, Sindpd/SC.