Nota de esclarecimento aos trabalhadores e trabalhadoras da Unisys Brasil no RJ

A diretoria do Sindpd-RJ vem trazer algumas informações para evitar a propagação de textos equivocados, que nos surpreenderam nos últimos dias, sobre a taxa de custeio e a própria campanha de PLR.

Em primeiro lugar, é importante frisar que críticas construtivas sempre são bem-vindas, pois nosso objetivo é sempre melhorar nossa atuação e conseguir melhores soluções para os problemas de nossa categoria. Mas nunca podemos perder de vista que defendemos sempre os interesses da categoria, muitas vezes pagando preços altos por essa postura. Durante os últimos anos tivemos representantes sindicais demitidos e perseguidos pela nossa atuação sindical. E nunca nos deixamos nos intimidar por essa postura da empresa.

Uma breve avaliação das negociações tanto de PLR como de ACT dos últimos anos demonstra que nossos resultados sempre foram acima da média das demais empresas de nossa categoria, e o segredo sempre foi a unidade e a firmeza da coordenação de negociação. Em nossos boletins, sempre expressamos nossa posição de independência e de críticas duras às posturas da empresa, que visam prejudicar os trabalhadores. Então levantar dúvidas sobre nosso posicionamento frente à empresa não encontra base na nossa atuação, sempre pautada na defesa da classe, pois não há interesses conciliatórios entre patrões e trabalhadores. E nós temos lado: o dos trabalhadores, como sempre deixamos claro. Quanto à taxa de custeio que originou esse debate, seguem alguns pontos a serem bem analisados:

– A proposta de desconto da Contribuição para Custeio Sindical é aprovada em assembleia da categoria, e somente após a aprovação é inserida no acordo, com todas as regras e garantindo direito a oposição a todos. Portanto, fica difícil entendermos onde possa estar a tal armação levantada.

– Quanto ao desconto feito de forma antecipada da primeira parcela, não será de maneira nenhuma empecilho para garantirmos àqueles que não queiram contribuir com o valor aprovado em assembleia de serem ressarcidos. É importante lembrar que o desconto é feito pela empresa e não por nós. Todos sabem que não estava prevista a antecipação da PLR para o mês de abril, pois a empresa estava programada para pagar a parcela única após 90 dias da assinatura do acordo, mas nossa pressão em mesa garantiu antecipação.

– A dúvida levantada sobre a forma de exercer o direito à oposição nos causa espanto, pois não é novidade, uma vez que nas últimas campanhas salariais a oposição foi feita da mesma forma: o período é postado no site do Sindicato e divulgado amplamente e as cartas são recebidas por endereço eletrônico. Nada mudou.

– Ainda não tínhamos iniciado o processo para envio das cartas de oposição, pois carecia da assinatura do acordo, que foi realizada no dia 28:04:22. Hoje estaremos abrindo o prazo de recebimento por endereço eletrônico das cartas de oposição. Mas o importante é que precisamos nos manter unidos evitando falsas polêmicas, pois, entraremos em uma campanha salarial difícil onde só nossa unidade pode garantir a vitória.

Sempre estaremos com nossos canais de comunicação do Sindpd-RJ à disposição de todos para esclarecermos quaisquer dúvidas.