Sindpd-RJ leva Jurídico Móvel ao Serpro Horto

Atendendo a pedido dos trabalhadores e trabalhadoras, a diretoria do Sindpd-RJ levou hoje (12/07), a mobilização denominada Jurídico Móvel, que consiste na presença de um advogado e diretores da entidade no local de trabalho, para ouvir e dar andamento a demandas da categoria quanto a questões relacionadas aos seus direitos.

No encontro de hoje, as principais reclamações giraram em torno da diferença de tratamento da empresa a quem exerce as mesmas funções. Os trabalhadores e trabalhadoras sentem-se discriminados no que diz respeito ao Home Office, pois há diretorias que mantiveram todos os funcionários nesse regime, o que não aconteceu, por exemplo, com a DIOP, cujos trabalhadores têm que passar por um processo interno da empresa para exercerem o trabalho remoto. Ou seja, os benefícios do trabalho remoto não são para todos.

Outra questão que aflige quem trabalha no Horto é a distância. Quem trabalha naquela unidade do Serpro encontra dificuldade de transporte e de alimentação, uma vez que é longe de tudo. O horário de almoço, por exemplo, não é suficiente para ir e voltar dentro do tempo que exige o regimento da empresa. Seria necessário, para que haja mais qualidade de vida, que o horário fosse flexibilizado (ponto por exceção).

Além do mais, para agravar a dificuldade de alimentação, o Serpro Horto não tem mais um restaurante interno onde fosse possível almoçar ou fazer lanches. Até mesmo o café dos empregados foi cortado.

O Departamento Jurídico do Sindicato vai produzir um documento detalhado, com as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, que a diretoria do Sindpd-RJ enviará na forma de ofício para o responsável pelas Relações Sindicais do Serpro. O objetivo é buscar, num primeiro momento, uma solução negociada para as reivindicações da categoria.