Fim da greve. Trabalhadores do Serpro aprovam proposta construída na mediação do TST

Em assembleia nacional virtual realizada hoje (03/09), os trabalhadores e trabalhadoras do Serpro decidiram, em votação simbólica, aprovar a proposta construída ontem no Tribunal Superior do Trabalho (TST), com mediação do ministro Ives Gandra Filho.

A realização da assembleia nacional em um final de semana se deu por conta da necessidade de apresentar, ainda hoje, às 12 horas, uma resposta final ao TST.

A sala do Zoom com capacidade para 1000 pessoas, onde ocorreu a assembleia, teve lotação esgotada antes da 10 horas da manhã, o que levou à necessidade de abrir um espaço no Youtube, de onde foi possível acompanhar a meet e tomar conhecimento de todas as informações sobre o que foi negociado.

Foram muitas as manifestações de alegria pela vitória, conquistada depois de uma greve forte, marcada pela unidade entre trabalhadores e representações sindicais.

Com a aprovação da proposta a greve foi encerrada às 12 horas de hoje. Na próxima semana será marcada nova meet nacional, quando mais informações serão disponibilizadas.

Veja os principais pontos negociados da pauta aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras:

1) Reposição da inflação pelo INPC do período, retroativo à data base da categoria, 1º de maio, com repercussão nas demais vantagens de natureza salarial, econômicas ou de benefícios;

2) Renovação das cláusulas do acordo anterior, à exceção das referentes ao: a) PDV, que contemplará, além da quitação geral, a necessidade de desistência das ações em curso para aqueles que aderirem ao plano; b) Licença-Prêmio e Anuênio, que serão limitadas aos atuais empregados;

3) Devolução dos descontos dos dias parados até o dia 8 de setembro e abono dos demais dias parados.

4) Retorno ao trabalho até ao meio-dia do dia 3 de setembro;

5) Pagamento do retroativo em folha suplementar, até o dia 20/9/2022.

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.