Serpro – reajuste do Plano de Saúde é extorsão indecente

O Serpro comunicou ontem (23/11), no informativo interno Primeira Leitura, que o Plano de Saúde (PAS/Serpro) será reajustado em 24,27% a partir do próximo mês. Isso sem qualquer negociação com os trabalhadores e trabalhadoras através de suas representações sindicais.

A empresa justifica o aumento abusivo por com o argumento de acompanhar um estudo atuarial de consultoria, do ano de 2021! Nem sequer tenta esconder que não se deu o trabalho de contratar novo estudo atuarial ou tentar minorar esse reajuste imposto sem qualquer possibilidade de negociação.

É de conhecimento público que essa diretoria do Serpro, que tem futuro curto, já que trabalha dentro de uma lógica de extrema direita, que vai acabar em janeiro de 2023, tem ressentimento de seus trabalhadores e representações, que vêm denunciando ano após ano o desmandos de toda sorte que vêm impondo ao corpo funcional. E na Campanha Salarial, ficou clara a força da categoria unida às suas representações, ao derrotar a empresa em suas pretensões de achatar ainda mais salários e benefícios.

Esse aumento no Plano de Saúde vai causar imensos danos aos trabalhadores, trabalhadoras e seus dependentes, ainda mais agora, com a pandemia de Covid se espalhando novamente país afora. Muitos não poderão arcar com os custos de reajuste indecente, muito acima do poder aquisitivo de quem vem sendo tungado ano a ano com salários achatados, reajustados abaixo da inflação (a exceção foi 2022, quando a diretoria do Serpro foi derrotada).

Querem acabar com o Plano de Saúde, mas não passarão!