Informes da representação dos trabalhadores na paritária da PPLR

Desde a última reunião da Comissão Paritária da PPLR, que foi realizada no dia 4 de janeiro, que o Serpro não toca mais no assunto. O que está acontecendo? Onde está a pressa que a empresa tinha para fechar a proposta de pagamento até o final do ano passado? Estão esperando a indicação da nova diretoria? São perguntas que os trabalhadores e trabalhadoras estão se fazendo neste momento.

Em meados de janeiro perguntamos para a representação da empresa na Comissão sobre perspectivas de nova reunião e nos foi informado que a maioria dos representantes da empresa estava de férias naquele momento.

Relembrando que a última proposta apresentada pela empresa está bem aquém do que querem os trabalhadores e trabalhadoras. Muito desigual e injusta, a empresa propõe que a distribuição dos lucros seja 20% linear e 80% proporcional ao salário bruto dos empregados, o que privilegia os altos cargos da empresa. Além disso, propõe pagar apenas 50% do valor linear para os colegas PSEs, que possuem um histórico de lutas e de participação nos lucros desde sempre, inclusive no ano de 2021.

A proposta dos trabalhadores e trabalhadoras procura ser mais justa, com uma distribuição de 50% linear e 50% proporcional, considerando apenas o salário base, o que mantém o reconhecimento das características distintas de cada cargo, mas não privilegia os FGs com suas altas gratificações. Propomos um percentual de 100% do valor linear para os colegas PSEs, uma vez que são trabalhadores do Serpro e também consideramos este um justo reconhecimento pela sua história de participação nas diversas lutas da categoria em defesa da nossa empresa.

Mais detalhes da discussão da Comissão Paritária estão disponíveis na Ata da última reunião de 04 de janeiro/2023.