Campanha Salarial 2023/2024 – Serpro

Após a 5ª reunião de negociação com o Serpro, precisamos avaliar e decidir

Aconteceu, na última terça-feira (15/08), mais uma rodada de negociação da Campanha Salarial 2023/2024. A representação da empresa trouxe novas propostas. Na parte econômica foi apresentado, além do INPC integral, mais 1% de reajuste nos salários e benefícios, que totaliza 4,87%.

Em relação à Comissão Paritária para tratar do plano de saúde, que consta na pauta de reivindicações, após muita insistência da representação das (os) trabalhadoras (es), a empresa acatou a solicitação de que a mesma esteja registrada no Acordo Coletivo. Outro tema que buscamos avançar foi no sentido da empresa se comprometer a um prazo para reajustar a sua parte no custeio do plano, que hoje é de somente 34%. Em relação a esse tema, a empresa não quis registrar datas, mas se comprometeu, em ata, em fazer o reajuste.

Sobre o Grupo de Trabalho que terá a representação da empresa e dos trabalhadores para tratar do trabalho remoto, também constará cláusula no Acordo Coletivo. A empresa não acatou o pedido dos trabalhadores e das trabalhadoras de exclusão da Cláusula 27ª – Quitação Ampla e Irrestrita, que prevê a retirada de ações trabalhistas para quem desejar ingressar em planos de demissão (PDV).

Acesse a ata completa no link abaixo

5a-ata-ACT2023

A proposta da empresa não atende por completo aos principais pleitos da categoria, especialmente no que tange a trazer de volta o anuênio e a licença prêmio para as (os) novas (os) colegas que ingressarem na empresa, mas avaliamos que a nossa resistência e a defesa intransigente que foi feita em mesa, na busca de avanços, conseguiu mover a empresa para chegarmos até aqui. Agora é hora do debate coletivo e de decidir.

Nos próximos dias será divulgado um calendário de assembleias a serem convocadas pelos estados para que as trabalhadoras e os trabalhadores possam fazer um amplo debate das propostas e deliberarem.

Fenadados e sindicatos filiados, Sindppd/RS e Sindpd/SC