Campanha Salarial Unisys – Empresa reluta na avaliação da contraproposta do(a)s trabalhadores (as)

Foi realizada no dia 3 de setembro de 2024 nova rodada de negociações com a Unisys Brasil sobre a Campanha Salarial 2024/2026. Na reunião, a representação dos trabalhadores e trabalhadoras levou à representação da empresa o posicionamento da categoria, que rejeitou, em assembleias estaduais realizadas no período de 19/08 a 23/08/2024 a proposta econômica apresentada anteriormente.

A proposta econômica apresentada pela Unisys Brasil e rejeitada pelo corpo funcional tinha em seu bojo (com reajustes retroativos à data base maio):

  • Aplicação do INPC do período de maio/2023 a abril de 2024(3,23%) para as seguintes cláusulas:
  • Pisos Salariais, Reajustamento e Auxílio Creche.
  • Vale Refeição, aplicação de do IPCA (3,69%) e para o Vale Alimentação reajuste de 19%

As assembleias em sua maioria rejeitaram a proposta, por ser insuficiente e não refletir a realidade da lucratividade da empresa e do custo de vida atual, gerando indignação diante do descaso por parte da Unisys Brasil, que insiste em não promover um reajuste justo aos empregados.

Diante das justas reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras apresentadas nas assembleias, a representação sindical (Fenadados e sindicatos estaduais), apresentou à Unisys a seguinte contraproposta, aprovada nas assembleias:

  • Reajuste das cláusulas de Auxílio Refeição e Auxílio Creche em 19%.
  • Reajuste das cláusulas Pisos Salariais pelo INPC 3,23%acrescidos de 1,5% a título de ganho real; retroativos a maio de 2024.

Ao longo da apresentação da contraproposta, os representantes da empresa permaneceram irredutíveis quanto às possibilidades de avanços, demonstrando claramente a falta de boa vontade em minimamente apreciarem o pleito dos trabalhadores(as).

Após longa intervenção das representações sindicais, os representantes da Unisys Brasil finalmente concordaram em levar a contraproposta construída em assembleias para a empresa analisar.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras está aguardando o retorno da representação da empresa quanto à contraproposta citada acima. Tão logo tenhamos novas informações, serão convocadas novas assembleias para análise e deliberação sobre os próximos passos da Campanha Salarial 2024/2026.

É fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras se mantenham mobilizados, pois somente a unidade nos levará à vitória.

UNIDADE NA LUTA!

JUNTOS SOMOS FORTES!

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.