Ato denuncia reajuste abusivo e tentativa da ANS de acabar com a GEAP

O reajuste de 37,55% imposto à GEAP pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar agrava a situação financeira do plano de autogestão, uma vez que muitos assistidos não terão condições de arcar com este aumento e abrirão mão do plano de saúde. É o que denunciam as entidades sindicais representantes dos trabalhadores assistidos pela GEAP.

Vale ressaltar que, com base na inflação, um reajuste de 13% a 17% já seria suficiente  para manter a sustentabilidade do plano.

A ANS tem estabelecido regras que massacram e sobrecarregam financeiramente os planos de autogestão. Em vez de cumprir o seu papel de regular levando em conta questões sociais e humanas, a Agência tem servido como instrumento do mercado voraz, descomprometido com a vida e os idosos brasileiros, para acabar com os planos de autogestão, que não visam o lucro mas sim garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade por milhares de brasileiros.

Por isso, no próximo dia 17/2, às 10h, em Brasília, a Fenadados e demais entidades sindicais representantes dos trabalhadores assistidos pela GEAP, realiza ato contra o reajuste abusivo e, sobretudo, a postura da ANS de acabar com os planos de autogestão, que tem um papel social tão importante para o Brasil.

Vamos participar desta mobilização e defender os interesses dos trabalhadores assistidos pela GEAP, que tem prezado indistintamente pela saúde de seus beneficiários, sobretudo aqueles mais velhos que em geral são rechaçados pelos planos de saúde de mercado.

Fonte: Fenadados