Serpro analisa proposta de ACT de dois anos com reposição da inflação e direitos garantidos

Foi realizada ontem (21/02) a 8ª mesa de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro. No encontro, que foi realizado em Brasília, a representação laboral questionou a empresa quanto à situação dos PSE’s do Rio de Janeiro, a transferência do Centro de Dados do RJ para São Paulo e o resultado financeiro da empresa relativo a 2017. O Serpro garantiu, com registro em ata, que não existe nenhuma orientação de devolução ou demissão de PSE’s, e prometeu que apresentará resposta quanto à transferência do Centro de Dados e do resultado financeiro na próxima mesa de negociação.

Diante da insistência da empresa em negociar a jornada de 12×36 e a adequação do pagamento das horas extras à legislação, a representação dos trabalhadores e trabalhadoras, compromissada com uma solução negocial que encerre o impasse criado nesta Campanha Salarial, apresentou proposta de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho com validade de dois anos com reposição da inflação para os dois períodos e manutenção de todos os direitos. Em contrapartida, se comprometeu a debater de deliberar com a categoria, em assembleias estaduais, as alterações propostas pelo Serpro (12×36 e Horas extras).

Com o resultado da discussão com os trabalhadores as negociações com o Serpro ocorreriam através de um grupo de trabalho específico sobre escala de especial.

O Serpro pediu prazo de quinze dias para analisar o impacto financeiro que a aceitação da proposta traria e buscar autorização das esferas superiores (SEST), e declarou que a venda da licença prêmio e o gozo das APPDs também está atrelada à pauta em questão.

Uma próxima rodada de negociações ficou agendada para o dia 14/03/2018, quando se espera que a empresa apresente sua resposta final às reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras.

Importante ressaltar que, seja qual for a resposta do Serpro, a decisão final será tomada pela categoria, em assembleia.

Clique aqui e leia a ata

Foto: Fenadados