Governo e Dataprev desrespeitam os trabalhadores

O Comando Nacional Permanente de Campanha Salarial da Dataprev reuniu-se hoje (20), às 9h00, em Fortaleza, na sede do Sindpd-CE, para avaliar os recentes acontecimentos da campanha e deliberar sobre estratégias e encaminhamentos a serem apresentados aos trabalhadores (as).

Por ocasião da 3ª Mesa de Negociação, realizada ontem (19), ás 10h00, em Fortaleza, na sede da CUT-CE, a Dataprev já havia surpreendido e causado indignação ao apresentar exatamente a mesma proposta que já havia apresentado nas duas rodadas anteriores – reajuste de 5,1% – o que já foi rechaçado pelos trabalhadores. Radicalizou, ainda, rompendo as negociações de forma truculenta e anti-democrática, ao registrar que essa proposta de mera correção inflacionária seria sua proposta final. A Dataprev assumiu essa postura prepotente a despeito dos protestos da Fenadados, que apontou que a realidade financeira superavitária divulgada pela própria Dataprev e pela mídia especializada permitiria que a empresa, tranquilamente, atendesse às reivindicações de seus trabalhadores de inflação acrescida de 4,5% de ganho real.

Todo esse movimento do Governo e da Dataprev apontam para o rompimento e afronta aos trabalhadores (as).

Apenas 20 minutos após a assinatura da ata da reunião, a Dataprev encaminhou diretamente aos seus trabalhadores, através de sua rede interna de comunicação, informe de que havia conseguido autorização do DEST/MP para reajustar em 2% as tabelas salariais do PCS e os valores do Adicional de Atividade. Ao fazê-lo, o Sr. Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, mais uma vez desrespeitou os trabalhadores e suas instâncias representativas democraticamente constituídas, adotando práticas anti-sindicais que violam convenções da OIT já ratificadas pelo Governo brasileiro.

Nunca antes na história deste país, um Governo (DEST e Dataprev), nem mesmo no período neoliberal, atuaram de forma orquestrada para violar os princípios constitucionais da liberdade e autonomia sindical e da boa-fé na negociação coletiva.

Esta postura neoliberal aponta que este Governo (DEST e Dataprev) tem como finalidade desmoralizar os trabalhadores e suas representações e de impor um regime autoritário de governança.

O Comando Nacional Permanente de Campanha Salarial da Dataprev entende que, ao contrário do que afirma a Dataprev, todas as conquistas e benefícios apresentados pela empresa não são devidos a um suposto sentimento de gratidão e reconhecimento pelo empenho dos trabalhadores. Quem cultiva sentimentos de respeito e gratidão não propõe retirada de direitos do Acordo Coletivo, como fez a Dataprev na campanha de 2011, nem sequer promove demissões coletivas, como fez no início desse ano de 2012 e só foi contida pela reação enérgica dos trabalhadores através das suas representações e de decisões judiciais que vêm anulando as demissões e determinando a reintegração dos demitidos.

Na verdade, todas as conquistas foram arrancadas da empresa através de mobilização dos trabalhadores e muita luta e enfrentamento.

Campanha salarial se conduz em mesa de negociação com os trabalhadores e suas representações eleitas democraticamente, e não com propostas indecorosas passadas na surdina.

Os trabalhadores devem construir a mobilização e manifestarem sua indignação contra os ataques desferidos pela Dataprev.

Todos à luta! Juntos somos fortes!

Comando de Campanha