A Fenadados (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços em Informática e Similares) lança, na Cúpula dos Povos (evento paralelo à Rio+20), a ação global Trabalhadores e Profissionais Construindo a Internet de um Novo Mundo. A iniciativa será apresentada nesta terça-feira (19/6), de 9h a 11h, no Aterro do Flamengo (onde […]
A Fenadados (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços em Informática e Similares) lança, na Cúpula dos Povos (evento paralelo à Rio+20), a ação global Trabalhadores e Profissionais Construindo a Internet de um Novo Mundo. A iniciativa será apresentada nesta terça-feira (19/6), de 9h a 11h, no Aterro do Flamengo (onde ocorre a Cúpula), tenda 11.
O objetivo da Federação é aproveitar a presença, no Rio de Janeiro, de líderes governamentais e da sociedade civil de várias partes do mundo, e convocá-los para lutar contra a mercantilização e militarização da Internet, o que é incompatível com o desenvolvimento sustentável, e em defesa do estabelecimento, em todos os países, de conselhos profissionais.
Os conselhos fariam o controle social efetivo (técnico e ético) da Internet e das atividades do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação exercidas por trabalhadores, profissionais, empresas e governos. A criação destas instituições é uma urgência nos países em desenvolvimento econômico, já que por meio delas seria possível estancar a exclusão social e alcançar benefícios efetivos para o seu crescimento e fortalecimento. Além disso, este protagonismo nos diversos países completa a Agenda 21, obrigatória para alcançar o desenvolvimento sustentável.
A criação deste conselhos está prevista em projeto de regulamentação da profissão, que também será apresentado no painel ministrado pela Fenadados durante a Cúpula dos Povos.
Na proposição da Federação, os profissionais do setor seriam certificados por seus “pares”, ou seja, os próprios trabalhadores definiriam e aprovariam os requisitos e as regras de certificação, e portanto seriam detentores da habilitação para o exercício da profissão. Com este modelo, o desenvolvimento da TI e TICs no Brasil estaria assegurado, já que os profissionais detêm conhecimento e capacidade técnica e política para atualizar e expandir o legado do setor.
Lançamento da ação global Trabalhadores e Profissionais Construindo a Internet de um Novo Mundo
Quando: 19/6/2012, de 9h às 11h
Onde: Tenda 7 (Dandara), Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro
Fonte: Fenadados
Clínica tecnológica: TI Verde e a destinação de resíduos eletrônicos – Ganhos Econômicos e Ambientais
Antes, durante e depois da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Sebrae vai reforçar o conceito de sustentabilidade como elemento de competitividade e para isso oferecerá uma série de oficinas gratuitas de capacitação para proprietários de micro e pequenos negócios.
Chamado de Espaço Sebrae de Educação a estrutura funcionará no Parque do Flamengo e contará com palestras, oficinas e clínicas tecnológicas que abordarão temas relacionados à sustentabilidade. As palestras e oficinas acontecerão entre os dias 15 e 23 de junho.
Compondo essa série de atividades, no dia 20 de junho, o Sebrae em parceria com a RioSoft e o apoio do TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro) promovem a clínica tecnológica “TI Verde e a destinação de resíduos eletrônicos: ganhos econômicos e ambientais” . O workshop terá como palestrantes Juliana Antunes, sócia-administrativa da Agência Sustentabilidade e Paulo Braga design sócio da By3 comunicação design e consultor de comunicação da RioSoft. Devido ao grande número de inscrições para o workshop foi aberta uma turma extra às 17h, visto que não há mais vagas para a turma das 14h.
A palestra tem como objetivo incutir responsabilidade social para que a sustentabilidade seja vista como uma ferramenta de negócios e ao mesmo tempo tratar da destinação de resíduos sólidos como um instrumento de sustentabilidade, inclusão social e econômica. Evento acontecerá no Espaço Sebrae de Educação – sala 2, Parque do Flamengo (Aterro)- Próximo ao Museu da República.
Os interessados em participar da clínica tecnológica deverão realizar suas inscrições por meio do e-mail inscricoes@riosoft.softex.br, não perca tempo vagas limitadas.
Para acompanhar a programação das outras oficinas clique aqui.
Agenda: Clínica tecnológica “TI Verde e a destinação de resíduos eletrônicos: ganhos econômicos e ambientais”
Data: 20 de junho
Horário: 14h (Lotado) e 17h (Turma Extra)
Local: Espaço Sebrae de Educação – sala 2, Parque do Flamengo (Aterro)- Próximo ao Museu da República.
Fonte: TI Rio