Trabalhadores dão show de mobilização. Oposição dá show de antidemocracia!

 

A assembleia realizada ontem (28), para eleição da Comissão Eleitoral e aprovação do calendário do processo eleitoral para escolha da direção do Sindpd-RJ no período 2013/2016 deixou lições importantes, que a categoria deve analisar para chegar às suas próprias conclusões. Diante de um plenário repleto, com mais de 400 trabalhadores, os membros do grupo que […]


Publicado por em 29/05/2013.

A assembleia realizada ontem (28), para eleição da Comissão Eleitoral e aprovação do calendário do processo eleitoral para escolha da direção do Sindpd-RJ no período 2013/2016 deixou lições importantes, que a categoria deve analisar para chegar às suas próprias conclusões.

Diante de um plenário repleto, com mais de 400 trabalhadores, os membros do grupo que se coloca como oposição à atual diretoria atuante do Sindicato deixaram cair a máscara de democratas, e revelaram seu lado obscuro, pouco dado à aceitação da vontade da maioria dos trabalhadores.

Uma série de fatos demonstra essa postura antidemocrática

Mesmo após passarem semanas chamando os trabalhadores para a assembleia, oferecendo transporte gratuito e suporte via telefone corporativo (conta do Sindicato) de uma diretora da entidade, o grupo de oposição, ao ver que suas pretensões estavam sendo rechaçadas pela maioria dos trabalhadores e trabalhadoras presentes, ignorou o direito de voto daqueles que atenderam ao seu chamado, e deram voz de retirada da assembleia, antes mesmo da votação.

Diante da retirada das lideranças oposicionistas da assembleia, três trabalhadores fizeram questão de exercer seu direito democrático e depositaram seus votos na urna. Outros, decepcionados por terem sido usados como massas de manobra verbalizaram sua decepção diante da falta de compromisso do grupo de oposição com o direito da categoria de manifestar sua posição na assembleia.

Sindicato é para lutar por todos e todas!

O resultado da assembleia demonstra claramente a vontade dos trabalhadores e trabalhadoras de TI do Rio de Janeiro: um Sindicato firme e atuante em todas as frentes, ou seja, que defenda os interesses da categoria como um todo, seja em empresas públicas ou privadas.

O aparecimento de “lideranças de ocasião”, que nunca se deram o trabalho de visitar uma empresa particular e mal conhecem o universo das empresas públicas, mas que agora se dão o direito de discursar com tom de militantes históricos foi devidamente rejeitado pela plenária lotada, com o resultado de 322 votos na chapa 1, 3 votos na chapa de oposição e 2 abstenções.

A diretoria do Sindpd-RJ agradece imensamente a todos os trabalhadores e trabalhadoras que compareceram à assembleia e, usando seu direito democrático ao voto livre e soberano, demonstraram que estão na luta ao lado do seu Sindicato.

Parabéns, companheiros e companheiras. Somos Sindpd-RJ, somos fortes!