A última mesa de negociação, realizada no Rio de Janeiro, foi muito tensa em função das atitudes da empresa, que tentou pressionar os trabalhadores, desqualificando nossa representação. Mas a resposta veio na mesa, com muita indignação frente a essa postura e à proposta indecorosa de acordo de PLR. A representação dos trabalhadores voltou a pressionar […]
A última mesa de negociação, realizada no Rio de Janeiro, foi muito tensa em função das atitudes da empresa, que tentou pressionar os trabalhadores, desqualificando nossa representação. Mas a resposta veio na mesa, com muita indignação frente a essa postura e à proposta indecorosa de acordo de PLR. A representação dos trabalhadores voltou a pressionar e argumentou com a empresa a importância de se avançar na proposta e, após um intenso debate, os negociadores da empresa, finalmente ouviram a voz dos trabalhadores e resolveram tentar, de alguma forma, construir uma saída para esse impasse.
Baixe o Informe dos/as trabalhadores/as da Datamec sobre as negociações do PPLR 2014.
Em função do impasse nas negociações e da possibilidade da empresa apresentar nova proposta, as representações concordaram em suspender a mesa de negociação e, por acordo, marcar a retomada da reunião para o dia 27 de março. A data da reunião, no entanto, foi reagendada, pois essa semana a empresa solicitou mais um adiamento, alegando que precisava de mais tempo, pois essa saída só pode ser construída com o aval da matriz. Como esse retorno demora um pouco e temos o feriado da Semana Santa no meio, ficou acertada a data de 6 de abril para a retomada da reunião.
É fundamental que todos tenham em mente que essa mudança na postura da Datamec, procurando nova saída, além dos avanços conseguidos até agora, são frutos da mobilização dos trabalhadores e de suas representações. Firmeza na mesa de negociação e na mobilização é o caminho para obtermos vitórias. Por isso, no dia da próxima mesa estamos convocando todos para que participem de nossas assembleias e atos nas portas das sedes das regionais.
Cumprindo a legislação em vigor, no dia 31 de março estaremos protocolando nossa pauta de reivindicações, oriunda das assembleias e amplamente debatida na Plenária Nacional de Campanha Salarial da Fenadados.
Como de praxe, estaremos tratando das cláusulas econômicas e sociais, propondo avanços em nosso acordo. Mas não deixaremos de lado o nosso eixo principal, que será a defesa da empresa e do emprego, pois vivemos um momento importante de afirmação. Construir uma saída para a manutenção de nossos empregos e na defesa da Datamec é importante, e estaremos engajados nessa batalha.
Mas para lutarmos unidos, em primeiro lugar precisamos ter condições justas para podermos trabalhar.
Salário digno, tíquete e cláusulas sociais que venham ao encontro das nossas necessidades. Queremos solução para nosso plano de saúde, não podemos continuar da forma que está.
A nossa mobilização na campanha da PLR está deixando claro para empresa que vamos brigar muito por nossas reivindicações. Na semana que vem estaremos disponibilizando para todos nossa pauta de reivindicações.
Fonte: Fenadados