Na 3ª feira (21/01), aconteceu a primeira reunião com a representação do Serpro para tratar da PLR 2024. É importante dizer que a empresa já informou que neste ano teve o maior lucro da história do Serpro, e as trabalhadoras e os trabalhadores são os atores principais para chegar nesse resultado. Em relação à forma […]
Na 3ª feira (21/01), aconteceu a primeira reunião com a representação do Serpro para tratar da PLR 2024. É importante dizer que a empresa já informou que neste ano teve o maior lucro da história do Serpro, e as trabalhadoras e os trabalhadores são os atores principais para chegar nesse resultado.
Em relação à forma da distribuição da parte que será destinada aos funcionários via a PLR, a representação dos trabalhadores apresentou, de forma enfática, a reivindicação de que os valores sejam distribuídos de forma linear para todos, argumentando que empresas estatais federais de TI, como a Dataprev e a BBTS, já distribuem linearmente. A empresa alegou que a distribuição linear não foi recomendada pela SEST no ano passado, e que seria improvável que fosse acatada essa reivindicação neste ano. A empresa também trouxe outros argumentos para sustentar o não pagamento linear, que não foram comprovados na reunião, de que o pagamento igualitário poderia ser descaracterizado como PLR por conta da legislação do programa.
A representação dos trabalhadores rejeitou este argumento e reafirmou que várias empresas praticam a distribuição linear, sem nunca sofrer nenhum tipo de penalização legal por esse motivo. Inclusive o Serpro, em outra época, já praticou a linearidade. Disse também que o maior lucro da história do Serpro, obtido em 2024, é mérito de todo o corpo funcional, o que reforça a necessidade de que todas e todos tenham o mesmo benefício.
Clique no link abaixo e leia a ata da reunião
A representação dos trabalhadores solicitou ainda a documentação relativa à RVA, programa de distribuição dos lucros da diretoria da empresa.
Na próxima quinta-feira (30/01), acontecerá a segunda reunião de negociação. A categoria, juntamente com a representação sindical, espera que a empresa reavalie sua posição, para que possamos chegar a um acordo com distribuição linear de 100% da PLR.
Após essa reunião, será avaliado, pela representação dos trabalhadores, um calendário para realização de assembleia.
Nossa união e pressão junto à empresa serão fundamentais!
FENADADOS, Sindppd/RS e Sindpd/SC