Primeira reunião de negociação com o Serpro ocorre sem respostas para as reivindicações

 

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 25 de abril, a primeira reunião de negociação entre a representação dos trabalhadores e o Serpro. No entanto, a empresa ainda não apresentou resposta à pauta de reivindicações entregue há mais de 45 dias. Realizado de forma virtual, o encontro teve início às 10h e contou com a apresentação da […]


Publicado por em 29/04/2025.

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 25 de abril, a primeira reunião de negociação entre a representação dos trabalhadores e o Serpro. No entanto, a empresa ainda não apresentou resposta à pauta de reivindicações entregue há mais de 45 dias.

Realizado de forma virtual, o encontro teve início às 10h e contou com a apresentação da comissão de negociação do Serpro.

A empresa informou que já enviou as informações necessárias para a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), mas, até o momento, não obteve retorno e não há previsão concreta de resposta.
Diante disso, foi sugerida a realização de uma nova reunião apenas no dia 26 de maio.

A representação dos trabalhadores manifestou grande insatisfação com a morosidade do processo. Além da longa espera pela resposta à pauta, agora será necessário aguardar mais de um mês para a próxima rodada de negociação.

A categoria, já bastante revoltada com a situação do plano de saúde, cobra celeridade nas respostas para a correção dos salários, do tíquete, a garantia dos direitos a todos os trabalhadores e atendimento a todas as reivindicações apresentadas.

Durante a reunião, também foi ressaltado o contraste entre o discurso da empresa e sua realidade financeira. Apesar de alegar dificuldades, o Serpro apresentou lucros recordes em 2024, com mais de R$ 1,9 bilhão em caixa e R$ 141 milhões em rendimentos de aplicações.

A representação criticou a falta de articulação da direção para acelerar as negociações com a SEST, em contraste com a agilidade demonstrada em assuntos de interesse próprio, como reajustes salariais para diretores e pagamento da GVR.

A empresa informou ainda que o atual Acordo Coletivo de Trabalho será renovado por mais 30 dias a partir de 1º de maio.

Conforme deliberado na Plenária Nacional de Campanha, a categoria estará reunida em assembleia nacional no dia 6 de maio para avaliar os próximos passos da campanha salarial e exigir celeridade nas negociações.

A representação dos trabalhadores reforça: não é aceitável a realização de apenas uma mesa de negociação por mês. A categoria quer soluções para suas demandas com urgência.

Serviço:
Assembleia Nacional
Data: 6 de maio

Sua participação é fundamental. Unid@s seremos mais fortes!
Fenadados, Sindppd/RS e Sindpd/SC