Home » » Agosto Lilás: O Amor Não Machuca, Protege
Agosto Lilás: O Amor Não Machuca, Protege
Dados do Anuário da Segurança, divulgados em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança (FBSP), revelam o agravamento de um problema criminal e social: a violência contra a mulher. Em 2024, o Brasil teve 1.492 feminicídios, maior número desde 2015, quando esse crime passou a ser tipificado como violência de gênero. Houve também uma alta de […]
Dados do Anuário da Segurança, divulgados em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança (FBSP), revelam o agravamento de um problema criminal e social: a violência contra a mulher. Em 2024, o Brasil teve 1.492 feminicídios, maior número desde 2015, quando esse crime passou a ser tipificado como violência de gênero. Houve também uma alta de 1% em relação a 2023.
Para chamar atenção sobre o combate à violência contra a mulher, governo e movimentos sociais passaram a realizar, a partir de 2022, ações de conscientização em todo o país. A campanha foi denominada “Agosto Lilás”.
Agosto Lilás é mais do que uma campanha: é um grito de liberdade, respeito e dignidade para todas as mulheres. É o mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, reforçando que nenhuma forma de abuso — físico, psicológico, sexual, moral ou patrimonial — deve ser tolerada.
A Lei Maria da Penha, símbolo dessa luta, salvou e continua salvando vidas. Mas a mudança real começa em cada casa, em cada escola, em cada olhar que se recusa a ignorar a dor da outra.
Seja mulher, seja homem, seja qual for sua idade ou história: todos temos um papel. A violência contra a mulher não é problema só dela — é responsabilidade de todos nós.
Governo Federal disponibiliza o telefone 180 para denúncias
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas. Também pode ser acionado por WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
Desde 2023, o canal vem passando por melhorias com foco na qualificação do atendimento e na integração com outros serviços da rede. Entre os avanços estão:
Lançamento do canal via WhatsApp e do Painel Ligue 180, que conta com nomes, endereços e telefones de mais de 2,6 mil serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher;
Capacitação contínua das equipes, com foco em escuta qualificada;
Estabelecimento de um novo fluxo de encaminhamento e tratamento de denúncias junto às unidades federativas.
A próxima melhoria a ser implementada pelo canal será o lançamento do Painel de Dados, ainda neste mês de agosto, com informações detalhadas sobre os atendimentos realizados pela Central Ligue 180.