Home » » O indigesto presente no aniversário do Serpro: 29% de reajuste no plano de saúde. Trabalhadores exigem a reversão deste reajuste!
O indigesto presente no aniversário do Serpro: 29% de reajuste no plano de saúde. Trabalhadores exigem a reversão deste reajuste!
No final de setembro, em reunião da Comissão Paritária que trata do plano de saúde, a empresa informou, sem nenhum debate prévio com os representantes dos trabalhadores, que havia sido decidido pela diretoria do Serpro um reajuste de 16% no plano, e que a definição final seria tomada na reunião do Conselho de Administração. Esse […]
No final de setembro, em reunião da Comissão Paritária que trata do plano de saúde, a empresa informou, sem nenhum debate prévio com os representantes dos trabalhadores, que havia sido decidido pela diretoria do Serpro um reajuste de 16% no plano, e que a definição final seria tomada na reunião do Conselho de Administração. Esse percentual foi duramente criticado pela representação dos trabalhadores, na época, por ser bastante acima do que muitos trabalhadores conseguem pagar.
Na tarde de segunda-feira, o diretor-presidente do Serpro chamou uma reunião às pressas, com toda a empresa, e comunicou que o reajuste aprovado pelo Conselho de Administração foi de 29%. Esse reajuste é um acinte aos trabalhadores, que tiveram o encerramento da campanha salarial há poucos meses, com os salários reajustados pelo INPC mais 1%.
Não existe nenhuma justificativa plausível para este reajuste absurdo de 29%, considerando os resultados positivos da empresa, com lucros recordes obtidos nos últimos anos. No dia 10 de dezembro, acontecerá uma reunião da representação dos trabalhadores com o presidente Wilton, e o tema do plano de saúde será pauta dessa conversa.
A representação dos trabalhadores na Comissão Paritária e a Coordenação da Campanha Salarial repudiam veementemente essa decisão unilateral e reafirmam que qualquer medida que impacte o bolso e a saúde da categoria deve ser amplamente discutida e construída de forma coletiva.
O que queremos:
# Reversão da decisão de reajuste de 29% do reajuste do Plano de Saúde;
# Negociação, com a representação dos trabalhadores, sobre o reajuste no plano, e outras medidas que envolvem o plano de saúde.
Não vamos aceitar esse ataque aos trabalhadores! Convocamos uma assembleia nacional dos trabalhadores para o dia 11 de dezembro, às 9h30min, virtual pelo Zoom Meet! O tamanho da assembleia será a demonstração se estamos ou não mobilizados para reverter os 29%! Vamos à luta!
Sindppd/RS e Sindpd/SC/ FNI, Fenadados e sindicatos filiados