Proposta econômica da Dataprev não repõe inflação

A Dataprev apresentou, nesta quarta-feira (8), os índices de reajuste salarial. De acordo com a proposta da empresa, os salários dos trabalhadores e trabalhadores seriam reajustados em 6,51%. O aumento seria repassado em duas partes: “reajuste linear de 3,255% sobre a tabela salarial de abril de 2011 (a ser pago) a partir de maio 2011; mais, a partir de novembro de 2011, o percentual complementar para que se atinja o reajuste total de 6,51%, sobre os salários praticados em outubro de 2011.”

A Coordenação Nacional de Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Dataprev recebeu “a proposta econômica como uma provocação e desrespeito” e repudiou os índices de reajuste. Isso porque a proposta feita pela Dataprev nem se quer repõe a inflação do período.

“(a proposta econômica da empresa) Não agrega conteúdo que possa demonstrar a valorização do conjunto de trabalhadores e trabalhadoras, que constroem dia a dia à Dataprev. Com tal política, a empresa não consegue reter mão de obra e demonstra a sua falta de compromisso em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos empregados e empregadas”, registrou a representação dos trabalhadores na ata da 4ª Mesa de Negociação da Campanha Salarial 2011. A rodada ocorreu nesta quarta-feira, na sede do Sindados-BA, em Salvador (BA).

A Coordenação Nacional ainda reafirmou a proposta salarial apresentada na Pauta de Reivindicações 2011. “Somente esta proposta (da Pauta) garantirá melhoria e estabilidade ao funcionário, e, por conseguinte, a empresa terá uma mão de obra qualificada para construir as demandas que a sociedade necessita.”

Outros tópicos abordados na 4ª Mesa

A representação dos trabalhadores ainda cobraram um posicionamento da Dataprev em relação à demissões ocorridas em quatro estados (RJ, PR, PB e PE) e o Distrito Federal; pagamento da PPLR 2010; assinatura de novo contrato com o INSS; feriados; tratamento especializado; e Indenização de hora extra. Confira a ata da 4ª Mesa e veja as repostas da empresa sobre estes itens.

Cláusulas 20, 26 e 31

A Coordenação Nacional de Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Dataprev reafirmou, na 4ª Mesa, que é contra o estabelecimento da junta multidisciplinar DEQV para tratar de problemas assistenciais, diminuindo o papel do Serviço Social. Essa mudança pode gerar perdas para os trabalhadores e no futuro ter conflitos com o Acordo Coletivo (ACT). “Solicitamos à Dataprev que apresente e consiga demonstrar que esta alteração proposta não representará prejuízos aos trabalhadores.”

Clausula 60

A representação dos trabalhadores também rechaçou a proposta de redação da Cláusula 60 apresentada pela Dataprev. As alterações propostas para o caput da cláusula imporiam ao movimento sindical fator de tutela. “Mesmo estando em consonância com a OS 01/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego, a nova redação seria uma afronta a liberdade de organização e de participação dos trabalhadores.” A Coordenação pleiteou a manutenção do texto proposto para a Cláusula 60 na Pauta de Reivindicações 2011.

5ª Mesa de Negociação

A próxima mesa de negociação salarial está marcada para o dia 20 de junho, em Brasília.

A Coordenação Nacional de Campanha Salarial espera que a empresa apresente propostas melhores para os trabalhadores e trabalhadoras.

O Sindpd-RJ disponibilizará sistematização atualizada das negociações na próxima segunda-feira, dia 13 de junho.

Confira a ata da 4ª Mesa.