Representações se reúnem com presidente do Proderj para obter esclarecimentos

As representações dos trabalhadores (Sindpd-RJ e  Ascpderj) participaram, no dia 19/07, de reunião com o presidente do Proderj Paulo Coelho, assessores e representante da comissão de aposentados. A pauta da conversa envolveu: o projeto do Data Center e o convênio com a Agência Norte Americana para Comércio e Desenvolvimento (USTDA); o projeto do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH); a proposta do índice de reajuste do vencimento base e valor referente ao auxílio alimentação, conforme relatório do Dieese; encaminhamentos realizados pela direção sobre o concurso público para o Proderj; e medidas realizadas pela direção da autarquia sobre agendamento de reunião com o Secretário de Estado Sérgio Ruy Barbosa.

Paulo Coelho garantiu que o Proderj será gestor e administrador do Data Center que será acompanhado por técnicos da autarquia, reunidos em Comissão para escolher a consultoria encaminhada pela USTDA, através de uma lista de consultorias americanas.

Com relação ao SIGRH (novo sistema de gestão de RH e folha de pagamento) e a transferência da tecnologia para o Proderj, Paulo Coelho disse que o Termo de Referência assinado no início do acordo, realizado em parceria com a SEPLAG, diz que somente após dois anos da implantação total do SIGRH a administração e gestão do sistema seria passada integralmente aos técnicos do Proderj (atualmente apenas seis profissionais da autarquia estão alocados no projeto). Coelho garantiu que, de acordo com o Termo de Referência, não há dúvidas que o sistema ficará a cargo do Proderj.

Paulo Coelho afirmou que está agendada uma reunião hoje (20) com o secretário Régis Fichtner, em cuja pauta consta o projeto Data Center, a internalização do conhecimento no órgão, a necessidade de integração das bases de dados, do concurso público cujo processo encontra-se na Seplag desde 2010 e a situação do piso salarial muito baixo, que tanto atinge os recém-nomeados, do concurso de 2002, quanto os que poderão ser atraídos pelo edital de novo concurso.

O presidente levará ao secretário levantamentos que demonstram a quantidade de técnicos que estão cedidos a outros órgãos, além da curva de aposentadorias para os próximos anos, o que comprova a necessidade de concurso para renovação do quadro. A princípio a proposta é de, entre outros números de cargos administrativos, 180 vagas (50 para reserva) para Analista de Sistemas, 45 para Programadores e 60 para Técnicos. Ele também chamou atenção para a proposta de corte de níveis na tabela encaminhada pelas representações. Ele propõe, ainda, piso de R$ 3 mil para análise.

Paulo Coelho não quis se comprometer quanto à entrega, ao governo, da reivindicação sobre o índice de reajuste do vencimento base e o valor referente ao auxílio alimentação, conforme relatório do Dieese. Pediu, no entanto, que as representações encaminhem email com a pauta de reivindicações.

Em relação ao terceiro ponto da pauta o presidente informou que leu o documento, mas não se comprometeu que levaria a proposta ao governo por não estar autorizado para esta discussão. Principalmente em relação reajuste do auxílio alimentação por se tratar de uma política do governo, mas que encaminharia solicitação de reunião com a pauta encaminhada pelas representações.

Assembleia delibera fazer manifestação no dia 28 de julho

Após a reunião foi realizada assembleia no 3º andar do Banerjão, para dar informes aos servidores sobre os temas abordados na reunião e deliberar a data da manifestação para cobrar, do presidente do Proderj, entre outros encaminhamentos, o posicionamento do Secretário da Casa Civil Regis Fichtner na reunião agendada para hoje (20).

A reação dos trabalhadores foi de descrença, tendo em vista o histórico de descumprimento de promessas da atual gestão estadual, que vem adiando negociações, prometendo concurso para renovação do quadro funcional do Proderj, mas nada acontece.

A assembleia deliberou que, se até o dia 28, não forem disponibilizadas cópias de documentos como: o Acordo e o Termo de Referência assinado com a USTDA; o contrato assinado, juntamente com o Termo da Referência do SIGRH; o processo sobre a solicitação do concurso público com a proposta do piso salarial, haverá manifestação no dia 28/07, às 11 horas, no 22º andar do Banerjão.

[slideshow id=20 w=450 h=400]