Campanha Salarial 2011/12 da Cobra Tecnologia

Nesta quarta-feira (26), os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Cobra Tecnologia se reuniram com a direção da empresa. Na 5ª Mesa de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/12, o primeiro ponto acordado entre as partes foi a garantia da data-base dos trabalhadores e trabalhadores da Cobra Tecnologia, ficando assegurada todas as cláusulas do acordo em vigência até que o novo acordo coletivo seja finalizado.

Haverá assembleia amanhã, dia 28/10, às 9 horas, para avaliação do que foi tratado na mesa.

Confira a ata da 5ª Mesa da Cobra Tecnologia.

Acompanhe a seguir as cláusulas negociadas nesta rodada:

– ANUALIZAÇÃO DE LICENÇA PRÊMIO

A empresa propõe a aplicação a partir do  3º ano na taxa de 60% e para 4º ano a taxa de 80%. A representação dos trabalhadores sinalizou que encaminhara para as assembleias estaduais para apreciação do coletivo dos trabalhadores.

– DA CESTA ALIMENTAÇÃO

A empresa ratifica a proposta de manutenção da redação do acordo atual. A representação dos trabalhadores argumentou que considera a cláusula anti-isonômica, reitera a redação original, por entender que conceder cesta alimentação apenas para uma parcela dos trabalhadores trata os mesmos de forma diferenciada.

– DA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS – PLR

A Empresa informou que o DEST aceitou os critérios apresentado pela Empresa. Será avaliada a possibilidade de inclusão cláusula específica sobre o tema. A representação dos trabalhadores reitera a redação original, e ponderou que as as demais estatais do ramo de Tecnologia da Informação já tem contemplada esta cláusula nos seus ACTs.

– AUXÍLIO ESCOLA

A empresa concorda com a concessão do Auxílio Escola somente para escola especial limitado a 1 salário mínimo nacional. A representação dos trabalhadores reafirmou a necessidade de estender este beneficio para os dependentes dos trabalhadores que cursam o Ensino Fundamental.

– PROGRAMA MATERNIDADE CIDADÃ

A empresa reitera a concordância de forma preliminar. A representação dos trabalhadores entende que foi um avanço a empresa acatar esta clausula.

– ABONO 6 DIAS

A empresa concorda com a adoção do abono com 4 dias no ano e ajuste no gerencial de 4 h/mês, com regras para utilização dos 4 dias anuais. A representação dos trabalhadores argumentou da necessidade de incluir no ACT esta clausula e propôs que fosse registrado dentro do Acordo o abono de  5 (cinco) dias e 4 h/mês fosse regidas por Normativa Interna da empresa.

– AUXILIO FUNERAL

A empresa concorda preliminarmente e propõe considerar inclusão em normativo interno. A representação dos Trabalhadores propôs alterar o caput da clausula SEGURO DE VIDA com a seguinte redação:  “A COBRA Tecnologia manterá seguro de vida sem ônus para todos os seus empregados”.  A aceitação dessa proposta anula a cláusula que reivindica o auxilio funeral, uma vez que a mesma já esta contemplada na clausula SEGURO DE VIDA.

– INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/PENOSIDADE

A empresa cumpre a legislação vigente e entende que poderá ser composta Comissão Paritária para discussão do tema. A representação dos trabalhadores propõe a seguinte redação para a clausula: “A COBRA não praticará trabalho insalubre, perigoso ou penoso.” Parágrafo único “A COBRA instaurará Comissão Paritária no prazo máximo de 60 dias após assinatura do ACT para realização de estudo acompanhado de assessoria técnica especializada.”

– ESTABILIDADE NO EMPREGO PARA EMPREGADOS TRANSFERIDOS

Mantém a proposta de estabilidade de 6 meses para os empregados transferidos com mudança de domicílio. A representação dos trabalhadores propõe estabilidade de 9 (nove) meses para todos os trabalhadores transferidos.

– ORGANIZAÇÃO DE LOCAIS DE TRABALHO (OLT)

A empresa mantém a proposta de 1 representante para cada Regional  de Serviços e 5 representantes para o Estado do Rio de Janeiro, integrantes da Comissão Salarial, mantêm-se a estabilidade dos Conselheiros da AEC (10), conforme cláusula do Acordo anterior. A representação dos trabalhadores propõe 5 (cinco) representantes para o estado do RJ e para os demais estados 1 representante, com estabilidade de 1 (um) ano após o termino do mandato, bem como a manutenção da estabilidade dos representantes da AEC.

– ATUALIZAÇÃO DE NORMAS ADMINISTRATIVAS

A Empresa mantém a proposta da seguinte  redação para essa cláusula: “ As normas e procedimentos internos serão revisados e atualizados de forma a se adequarem aos disposto no Acordo Coletivo de Trabalho vigente”. A representação dos trabalhadores sinalizou que encaminhara para as assembleias estaduais para apreciação do coletivo dos trabalhadores.

Na mesa anterior, a representação dos trabalhadores apresentou uma contraproposta aos atuais valores pagos pela indenização pela utilização dos veículos dos técnicos de campo. Nesta mesa, a empresa comunicou que a diretoria ainda não tem um posicionamento sobre a proposta, contudo sinalou que foi realizado um novo estudo pela equipe técnica e que o mesmo encontra-se com a direção da empresa.

Próxima mesa

A próxima mesa de negociação será no dia 10 de novembro, às 10 horas, na sede da empresa.

Fonte: Fenadados