Trabalhadores querem nova reunião na Seplag para tratar do PCCS

As representações dos trabalhadores enviaram documento, no dia 21 de março, solicitando nova reunião na Seplag para dar prosseguimento às negociações sobre o PCCS. Isso atende ao que foi deliberado na assembleia realizada no dia 20/03, quando os trabalhadores avaliaram que, caso não seja agendada a reunião, conforme compromisso assumido pelo assessor Especial Capella na reunião do dia 27/02, faremos uma manifestação e assembleia na porta da Seplag no dia 03/04, às 12 horas.

O que diz Paulo Coelho sobre o PCCS

Em reunião com o presidente do Proderj no dia 19/03, ficou clara a posição do gestor da autarquia sobre o projeto de revisão do PCCS. Confira alguns pontos:

1) o critério de Progressão na tabela não será por tempo e mérito, pois, segundo o presidente, este tipo de benefício (Tempo de Serviço) já está contemplado com o triênio. A avaliação de desempenho e qualificação profissional serão as únicas formas de progredir; o passivo desta movimentação na tabela, que está congelado desde 2004, terá o apoio do Presidente da autarquia dado o tempo da inconstitucionalidade avaliada pela PGE e o prejuízo causado aos trabalhadores;

2) o piso da tabela será reajustado com vistas ao concurso público, e o interstício será modificado para que não seja aplicado o mesmo reajuste para o teto da tabela porque, segundo o governo, o quantitativo de aposentados é muito grande e, com a paridade, causaria um impacto financeiro muito elevado, ou seja, não será levada em conta a pesquisa realizada pela Comissão do Proderj em relação aos tetos aplicados nas demais empresas de TI dos estados; o presidente também não pode afirmar que será alterado o número de níveis na tabela para os cargos;

3) o presidente também acha que o quadro complementar para o nível fundamental seja ponto pacificado e deliberado pela política de RH do governo; conclusão: Paulo Coelho não considera que este seja um novo plano de cargos, apesar dessas mudanças estruturais e significativas no PCCS..

Visitas à Alerj e encontro com parlamentares

As representações continuam com as visitas à Alerj para sensibilizar os parlamentares sobre a situação do Proderj, a retirada de direitos dos aposentados e a possível chegada de mensagem do Executivo sobre a revisão do PCCS. Já foram realizadas reuniões com 14 assessores e parlamentares desde a penúltima assembleia do dia 01/03, quando foi deliberada esta ação política.