2ª mesa: Serpro frustra expectativa da representação

Após 60 dias da entrega das reivindicações, o Serpro não tem uma resposta global para a Pauta 2012/2013. Durante a 2ª Mesa de Negociação da Campanha Salarial do Serpro 2012/2013, que ocorreu na sede da empresa, em Brasília (DF),  a empresa só apresentou posicionamento para as cláusulas que os trabalhadores e trabalhadoras não têm pleito, ou seja, as cláusulas em que a proposta era de renovação da redação.

É importante destacar que o Serpro só apresentou resposta sobre as cláusulas consensuais por pressão da representação dos trabalhadores na mesa. A impressão que ficou é que o Serpro quer empurrar as negociações com a barriga ou não se preparou para a rodada. Os representantes dos empregados tentaram por diversas vezes iniciar antes a negociação efetiva do ACT, mas sem retorno da empresa. A pergunta que não quer calar é: por que o Serpro está deliberadamente tentando enrolar as negociações?

Pontos discutidos

Além de listar as cláusulas com proposta de renovação de texto, também foram tratadas na 2ª mesa questões sobre o uso dos seis dias da APPD e a extensão do Dia do Profissional de Informática para os PSEs.

Os trabalhadores rechaçaram a clara tentativa da empresa em controlar a forma como os funcionários utilizam esse período de folga, induzindo-os a utilizá-los em exames médicos. Os dias de APPD não são para ser utilizados em tratamentos de saúde ou consultas/exames médicos. Lembraram que o APPD é um direito do trabalhador, que pode utilizar esses dias livre da forma como e quando bem entender, seja resolvendo problemas pessoais, seja para lazer.

Preliminares

No início da mesa, os dirigentes sindicais cobraram uma data para o pagamento das horas-extras, já que era sabido pelos trabalhadores que a empresa já tinha apurado os valores. O Serpro desconversou uma vez mais e disse que a análise tinha sido encaminhada para aprovação da sua diretoria.

Também foi questionado sobre a falta de repasse ao Serpros e pendências no recolhimento do FGTS. A empresa disse que não tinha conhecimento sobre os dois problemas.

Além disso, os trabalhadores também pediram correção para a não contabilidade do sobreaviso nas rescisões do APA. O Serpro orientou que, em caso de diferenças, o trabalhador deve procurar a OLGP para a realização de rescisão complementar.

Confira a ata da 2ª mesa

3ª Mesa

A próxima mesa de negociação será no dia 24 de maio, na sede da Fenadados, em Brasília (DF). A reunião começa às 14h.

Fonte: Fenadados/Comando Nacional de Campanha do Serpro