Trabalhadores da Cobra Tecnologia fazem ato de protesto contra esvaziamento dos serviços da empresa no Rio de Janeiro

Os trabalhadores e trabalhadoras da Cobra Tecnologia realizaram hoje (30), na porta da empresa, ato de protesto contra o esvaziamento dos serviços da empresa no Rio de Janeiro e a falta de transparência quanto à divulgação de informações fundamentais, como a quantidade de cargos comissionados (DAS) e de contratados existentes atualmente na estrutura da Cobra.

Denúncias de assédio moral, insuficiência de acesso à informação e desvalorização dos trabalhadores de carreira foram feitas durante a manifestação, que contou com a presença da diretoria do Sindpd-RJ, de lideranças da Fenadados e dos sindicatos de Brasília e da Bahia.

Esvaziamento dos serviços é visível

Há indícios visíveis de que uma central de atendimento, na qual trabalham 45 pessoas, está tendo suas atividades descentralizadas, com parte do serviço sendo levado para outros estados e, ao que parece, a outra parte será descontinuada, ou seja, a central vai, aos poucos, tendo o seu fim. A pergunta que fica é: a quem interessa essa descontinuidade?

Trabalhadores de carreira da Cobra têm sido substituídos por técnicos do Banco do Brasil

Outra denúncia dá conta de que vários cargos que vinham sendo ocupados pela “prata da casa”, ou seja, por trabalhadores de carreira (concursados), têm sido ocupados por técnicos do Banco do Brasil, que sequer conhecem a Cobra profundamente. Essa substituição se dá remanejando o trabalhador da Cobra para cargos de gerência menores e colocando em seu lugar alguém de fora.

As representações dos trabalhadores estão unidas e prontas para atuar em defesa do trabalhador e da Cobra Tecnologia, uma empresa pública nascida no Rio de Janeiro e que aqui deve continuar. Nada justifica que outras unidades da Cobra, em outros estados, sejam ampliadas e a do Rio de Janeiro tenha seus serviços esvaziados.

NÃO ao esvaziamento das atividades da Cobra no Rio de Janeiro!

A Cobra nasceu no Rio e é aqui que a sede da Empresa deve permanecer!

[slideshow id=97 w=450 h=400]